10 personagens de Game of Thrones que são mais vilanescos nos livros!

Capa da Publicação

10 personagens de Game of Thrones que são mais vilanescos nos livros!

Por Márcio Jangarélli

E, por incrível que pareça, a adaptação da HBO até que pegou leve com alguns personagens em tela – eles são (ou eram) muito mais perversos nas páginas d’As Crônicas de Gelo e Fogo.

Nessa lista, reunimos 10 deles que são mais vilanescos nos livros – com algumas ressalvas. Vamos mergulhar no lado obscuro de Westeros.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Joffrey Baratheon

Mesmo que exista todo o argumento que, bom, ele era uma criança, o Joffrey foi um dos personagens mais odiados de toda a série. Precisou surgir o Ramsay para as pessoas esquecerem um pouco as atrocidades do jovem Rei.

Porém, nos livros, o Joffrey era pior. Começa quando o Robert conta para o Ned que só não havia abdicado do Trono porque tinha medo do que iria acontecer quando o filho assumisse como Rei. Desde pequeno, ele tem uma vertente sádica. Descobrimos que, certa vez, havia uma gata prenha no castelo e o menino a matou, abriu sua barriga e levou os fetos para seu pai.

A versão literária do Joffrey tentava emular, de forma distorcida, as ações do Robert, o que acabou resultando em coisas como a tentativa de assassinato do Bran e, bom, todo o resto da história que vocês conhecem.

Imagem de capa do item

Lorde Baelish

A série mostra os bordéis do Mindinho em Porto Real, mas não chega explorar a fundo o tráfico sexual do qual o Lorde Baelish é dono. Nos livros, essas casas de prostituição incluem crianças, coisa que não foi levada para a série por um motivo um tanto óbvio.

Também, existe uma personagem - que vamos falar sobre mais pra frente - chamada Jeyne Poole. Ela é uma órfã que o Mindinho se oferece para tomar conta e a força nos trabalhos da prostituição, onde também é espancada.

Vale nota também a morte da Lysa Arryn nos livros. No lugar da palavra da Sansa, o Mindinho culpa um bardo chamado Marillion pelo crime. Ele é torturado tão cruelmente que acaba confessando, mesmo sendo inocente.

Imagem de capa do item

Lorde Varys

Lorde Varys pode parecer inofensivo, mas é só aparência. As motivações do Senhor das Aranhas, nos livros, são bem diferentes e ele gera um grande plot twist que não chegou à série no final de A Dança dos Dragões.

Acontece que o Varys vinha arquitetando um plano para um novo Rei há muito tempo. Durante o Saque a Porto Real, ele salvou Aegon Targaryen, o filho mais novo do Rhaegar e o levou para receber a criação de um verdadeiro Conquistador.

Agora, o rapaz está voltando para tomar o Trono e, para ter certeza que o Reino continue fragilizado pelas ações da Cersei, A Dança dos Dragões termina com Varys matando Kevan Lannister e o Grande Meistre Pycelle com uma besta. Plot. Twist.

Imagem de capa do item

O Montanha

Na série, o Montanha já é bem sanguinário, mas diminuíram um pouco a brutalidade - e o tempo em tela - do personagem em consideração aos livros. Para ter uma ideia, quando o Tyrion é capturado pela Catelyn, lá no começo da história, o Tywin libera o Montanha em Correrio e, bom, o livro detalha bem o que rolou.

Foi uma avalanche de saques de castelo, com torturas brutais, estupro e morte. Ele deu uma atenção especial para o cara que cortou a mão do Jaime nos livros. Ao longo de semanas, ele foi cortando o corpo do rapaz em pequenos pedaços e dando de comida ao próprio, para prolongar seu sofrimento o máximo possível.

Imagem de capa do item

Rainha Cersei

Vejam bem: não vamos considerar aqui o que a Cersei fez a partir da sexta temporada. A explosão do Grande Septo de Baelor não está nos livros - ainda - mas, só por isso, já dá para ter uma ideia do que esperar da Rainha Mãe por lá, né?

Nos livros, a Cersei é ainda mais insana, mesquinha, bêbada e paranoica que na série. E não, isso não é exagero. Ela vive em uma paranoia constante sobre o Tyrion, tanto que houve uma caça a anões por toda Westeros, que ela dava as cabeças para o Qyburn estudar. Não só cabeças, mas ela dá liberdade para ele estudar com prisioneiros.

A Cersei também é a responsável pelo assassinato dos bastardos do Robert, não o Joffrey - acreditem, eram muitos - e, quando criança, ela mata a amiga que foi junto dela escutar a profecia da Maggy, a Rã, por ciúmes do Jaime.

Imagem de capa do item

Shae

Tyrion não dá sorte, né? Por mais que a série tenha mostrado uma versão romantizada da Shae, nos livros, o pobre Lannister foi completamente enganado.

Lá, a Shae só se preocupava com a fortuna do Tyrion desde o princípio, e nunca se apaixonou por ele ou coisa do tipo. Inclusive, quando ele se casa com a Sansa, ela diz que não se importa se ele quiser fazer sexo com sua nova mulher. No fim, ela humilha ele no julgamento, o que leva para aquela cena da morte por enforcamento.

Imagem de capa do item

Ramsay Bolton

Falamos da Jeyne Poole lá atrás, vamos retomá-la aqui. Acontece que, surpresa, o Ramsay também é pior nos livros. Só para citar o caso da Jeyne, ela é quem está casada com ele nos livros, não a Sansa. Ela está disfarçada de Arya Stark. Pobre Jeyne.

Além de sofrer a maioria das torturas que a Sansa sofreu nas mãos do Ramsay na série - e um pouquinho mais - o rapaz ainda força bestialidade na menina; sim, galera, ele faz a garota ser estuprada por seus cachorros.

Imagem de capa do item

Catelyn Stark

Essa não deve ser muita novidade, mas é sempre bom relembrar. Lady Catelyn Stark nunca foi uma pessoa muito boa, na verdade. Ela é uma das responsáveis por começar a Guerra dos Cinco Reis. É quem captura o Tyrion, também é quem solta o Jaime. Isso sem contar o papel de madrasta má que ela faz com o Jon Snow.

Nos livros, porém, depois do Casamento Vermelho, Lady Catelyn não morre exatamente. Ela volta dos mortos, graças a Irmandade Sem Bandeiras, pior que nunca. Com a alcunha de Senhora Coração de Pedra, agora ela é uma zumbi necrozada que só busca vingança pela sua família através da forca.

Imagem de capa do item

Oberyn Martell

O título do Oberyn não é Víbora Vermelha à toa. Ele ganhou esse codinome depois de um incidente com a Casa Yronwood, quando foi pego na cama com a amante do Lord Yronwood.

Por sua honra, Lord Yronwood demanda um duelo, ainda que tenha combinado em não ser até a morte - seria até o primeiro sangue ser derramado. Mesmo assim, o Oberyn ainda cobriu a lâmina de sua lança em veneno e matou o oponente, acabando exilado de Dorne por vários anos.

Imagem de capa do item

Euron Greyjoy

Por fim, o Olho de Corvo, Euron Greyjoy. Ele ganhou bastante popularidade nessa temporada, mas o Euron da série ainda está longe do Euron dos livros.

Para ter uma ideia, nos livros, ele não pegou um dia e zarpou das Ilhas de Ferro, para voltar tempos depois, matar seu irmão e tomar o Trono. Ele estava exilado.

Euron havia estuprado a esposa de seu irmão, Victarion, sendo expulso da ilha pelo Balon antes de ser morto. A tripulação do seu navio, Silêncio, é composta por soldados com as línguas arrancadas. As coisas vão daí pra baixo com ele.