10 teorias surpreendentes sobre o Coringa!

Capa da Publicação

10 teorias surpreendentes sobre o Coringa!

Por Fernando Maidana

Aqui estão algumas teorias levantadas por fãs sobre o personagem, tanto nos quadrinhos, no cinema e na TV.

Imagem de capa do item

O Coringa é um vírus que infecta as pessoas!

Essa é uma interessante teoria que diz que o vilão não é uma pessoa, mas sim, um vírus que infecta pessoas suscetíveis.

Há uma variação que diz que ele poderia ser um espírito que controla um corpo possuído.

Apesar de já ter sido apresentada em algumas histórias, como em A Piada Mortal ou até mesmo nos Novos 52, a origem do Coringa nunca ficou muito clara.

Essa teoria valida todas elas, já que podem ser Coringas diferentes que tiveram de passar por algum trauma para que o vírus pudesse ser ativado.

O personagem, em Batman do Futuro, deixa a teoria ainda mais plausível. O Coringa que enfrenta Terry McGinnis é ninguém menos que Tim Drake.

O antigo Robin assassinou o Coringa anterior e se transformou no novo Palhaço do Crime. O trauma do assassinato foi o gatilho para ativar o vírus e iniciar a transformação de Tim Drake.

Imagem de capa do item

O Coringa sabe que está em uma história em quadrinhos!

De acordo com essa teoria, a loucura do Coringa pode ser explicada pelo fato do personagem ter a total consciência de que está em uma obra de ficção.

Sendo assim, ele não se importa em realizar atos horrendos e completamente insanos, já que sabe que ninguém irá se machucar de verdade.

Por saber que está em uma história em quadrinhos, ele também não teme a morte. O Coringa sabe que é um personagem importante e que sempre será trazido de volta.

Além disso, ele quebra a quarta parede diversas vezes durante a trama:

"Crianças, não tentem isso em casa!" / "Prestem atenção nisso..."

Imagem de capa do item

Seu superpoder é a Sorte!

Como um maluco, sem poderes, sem treinamento e sem uma organização ao seu lado conseguiria bater de frente com um dos maiores combatentes do crime dos quadrinhos?

Assim como Dominó e Longshot, na Marvel, o Coringa teria a incrível habilidade de manipular as probabilidades, sendo assim a sorte sempre está do seu lado.

Isso permite ao Palhaço do Crime escapar de situações em que seria impossível um humano comum sobreviver... mesmo que seja um humano muito insano!

Imagem de capa do item

O Coringa de Heath Ledger sabia que estava em um filme!

Esse caso pode ser explicado pelo fato do Coringa de Ledger quase nunca rir.

A razão disso é que sua platéia é o público nas salas dos cinemas e, como todo bom comediante, ele sabe que é feio rir de suas próprias piadas na frente das pessoas.

Ele também conta três versões diferentes da origem de suas cicatrizes. o que nos leva a saber que o Coringa não está dizendo a verdade.

Nós somos os únicos que entendemos essa brincadeira e ela não faz sentido para os outros personagens dentro do filme.

O Coringa adora ser o centro das atenções e, nesse caso, suas atitudes são voltadas para prender o olhar do público assistindo à produção nos cinemas ou em casa.

Imagem de capa do item

O Coringa de Heath Ledger é um veterano de guerra!

Mais uma teoria sobre o Coringa de Heath Ledger... E não é a última!

De acordo com essa teoria, o vilão de Batman: O Cavaleiro das Trevas seria um veterano das Forças Armadas que serviu o exército na ocupação do Iraque.

Seu comportamento insano é uma consequência do terrível estresse pós-traumático que o personagem sofreu.

Isso é sustentado por diversos fatos, incluindo suas habilidades táticas e de combate, que foram adquiridas em seu treinamento no exército. Ele tem uma clara facilidade de invadir ambientes protegidos, além de fácil acesso a armamentos pesados.

Sua frase A loucura é como a gravidade. Só precisa de um empurrãozinho", seria uma referência à sua própria experiência. Ele também se declara como o Agente do Caos**, o que pode ser mais uma referência ao seu passado, onde ele realmente era chamado de Agente em alguma organização militar.

Imagem de capa do item

O Coringa é o verdadeiro herói de Batman: O Cavaleiro das Trevas!

A última teoria sobre o personagem de Heath Ledger.

Apesar de ser um sociopata, o Coringa é o verdadeiro herói do segundo filme de Christopher Nolan. Logicamente, o personagem toma diversas atitudes extremas, mas ele acredita que os fins justificam os meios.

Antes do Coringa surgir, Gotham vivia uma verdadeira Era das Trevas. Bairros inteiros estavam fechados devido às ações do crime organizado, a maior parte dos órgãos públicos estava corrompida por oficiais corruptos e havia um vigilante espalhando o medo e impondo sua própria lei sobre os cidadãos.

Logo na cena de abertura, o Coringa assalta um banco controlado por um mafioso. Ele assassina todos os seus comparsas, especialistas em grandes roubos, começando a limpeza da cidade.

O personagem não estava atrás do dinheiro, mas isso ajuda a expor os problemas de corrupção e força o Batman a ir atrás de Lau, o líder criminoso da lavagem de dinheiro.

O Cavaleiro das Trevas leva Lau a um lugar seguro, mas o Coringa consegue invadir o local com facilidade e inicia sua segunda parte do plano: Eliminar peças chave do crime organizado de Gotham.

Quando está atrás das grades, o Coringa presencia a promoção de Jim Gordon e aplaude o fato. Os policiais entendem o gesto como ironia, mas, na verdade, o Coringa está, de fato, feliz com o acontecido. Ele sabe que Gordon é incorruptível e que a Polícia de Gotham está em boas mãos.

O crime organizado foi desmantelado, as instituições prenderam membros corruptos e estão se recompondo, mas ainda há um vigilante na cidade. Pior. As ações do Batman inspiraram outros vigilantes a fazer justiça com as próprias mãos.

Esse símbolo de medo e vingança deve ser detido, mas não morto. O Coringa sabe disso. Ele sabe que assassinar um vigilante irá transformá-lo em um mártir. Por isso, ele arma o plano envolvendo Harvey Dent e Rachel, fazendo com que o herói falhe e destruindo o seu psicológico para afastá-lo da justiça definitivamente.

Até mesmo a cena dos barcos foi proposital. O Coringa sabia que a população não ia se voltar contra ela mesma. Sabia que os cidadãos acreditavam uns nos outros, só precisava reforçar essa ideia para enaltecer o espírito de Gotham.

Depois de seus atos Gotham se tornou um lugar pacífico e nem mesmo a presença do Batman era necessária. A paz só foi quebrada com o surgimento de Bane.

Imagem de capa do item

O Coringa é Thomas Wayne!

Uma teoria surpreendente com uma reviravolta á la Star Wars.

De acordo com essa teoria, na noite em que Martha Wayne foi assassinada, Thomas conseguiu sobreviver aos tiros, mas não conseguiu lidar com a perda de sua esposa.

Incapaz de se aproximar de seu filho, Bruce, o bilionário isolou-se e passou a alimentar-se das memórias traumáticas daquela noite. Pouco a pouco, Thomas Wayne foi se distanciando da realidade e encontrou a tranquilidade em sua própria mente, um universo completamente distorcido e deturpado tornando-se o Coringa.

A teoria pode parecer bizarra, mas foi basicamente isso que aconteceu em Ponto de Ignição, mas, neste caso, foi Martha quem se tornou o Coringa e Thomas o Batman, depois do assassinato do pequeno Bruce.

A história pode ter diversos furos que a refutem, mas é extremamente interessante e condizente com diversos aspectos, principalmente quando o Coringa diz que o Batman não consegue se livrar deles, pois eles se completam ou, até mesmo, se amam.

Imagem de capa do item

O Pinguim se tornará o Coringa em Gotham!

Essa teoria popularizou-se logo no início da série, quando os personagens começaram a ser apresentados.

Muitos fãs passaram a acreditar que o Oswald Cobblepot, de Robin Lord Taylor, acabaria se transformando no Palhaço do Crime em Gotham.

O próprio ator já chegou a negar esse rumor, mas ele mesmo afirma que não sabe qual será o futuro de seu personagem.

Os fãs embasam a teoria nas cores das roupas usadas pelo personagem, além de seu porte físico, muito diferente das versões do Pinguim nos quadrinhos e mais semelhante à imagem clássica do Coringa.

Além disso, a série tem um jeito peculiar de introduzir seus personagens e nunca sabemos o que podemos esperar.

Imagem de capa do item

O Coringa de Jared Leto é Jason Todd!

Essa teoria ganhou força assim que a primeira imagem de Jared Leto caracterizado como Palhaço do Crime foi revelada.

De acordo com ela, Jason Todd, o antigo sidekick do Cavaleiro das Trevas, teria sido assassinado em um confronto contra o Coringa original.

Assim como aconteceu em Batman do Futuro, Todd não teria morrido de verdade. Ele conseguiu retornar e assassinou seu algoz. Enfurecido pelo fato do Batman não ter conseguido salvá-lo, Jason assumiu a identidade do novo Coringa e passou a atormentar a vida do Cavaleiro das Trevas.

Suas tatuagens seriam uma mensagem para Bruce Wayne. O pássaro em seu braço direito é um Robin, uma ave típica da América do Norte e seu antigo nome de combatente do crime.

A caveira com chapéu de bobo da corte representaria sua morte como Jason Todd e o renascimento como Coringa.

Apesar do J ser a inicial de Joker, a letra também pode ser relacionada a Jason.

Além disso, o uniforme pichado com A Piada É Você, poderia ser uma alusão à situação de ver um aliado se transformando em inimigo.

Imagem de capa do item

O Coringa é imortal!

O Coringa já passou por uma série de acontecimentos fatais para a maioria dos seres humanos.

Mas, nos Novos 52, ele elevou isso a um nível realmente absurdo quando teve a pele de seu rosto arrancada pelo Dollmaker.

Como alguém poderia sobreviver a um procedimento tão cruel realizado na cela de um manicômio?

Em Batman #38, descobrimos que Vandal Savage adquiriu sua imortalidade através da radiação de um misterioso meteorito que caiu na Terra durante a Era Pré-histórica.

O poço de Ra's al Ghul é composto por uma versão corrompida do mesmo meteorito. E o próprio Coringa teria entrado em contato com o artefato antes mesmo de Gotham existir.

A teoria explica como o vilão consegue sobreviver a situações mortíferas, já que a reação do meteorito em seu corpo só é ativada em momentos de dano físico extremo.