11 coisas que você precisa saber sobre a Laura, a X-23 da Marvel!

Capa da Publicação

11 coisas que você precisa saber sobre a Laura, a X-23 da Marvel!

Por Márcio Jangarélli

Para você que está curioso sobre a “filha do Wolverine” e não conhece muito sua história, aqui estão 11 coisas que você precisa saber sobre a Laura, a X-23! Quem disse que três garras são melhores que duas?

Imagem de capa do item

O Clone

Bom, o básico que você precisa saber sobre a X-23 é que não, ela não é uma filha literal do Logan. Na verdade, ela é um experimento do projeto Arma-X na tentativa de criar um clone do Wolverine. Seus “pais” foram os doutores Martin Sutter, Sarah Kinney e Xander Rice (que está no filme).

A X-23 foi gerada no útero da Dra. Sarah Kinney, que acabou criando uma espécie de afeição pela menina. O resto é história.

Mas, o que muita gente não sabe é que a Laura tem seus próprios clones. Em uma aventura recente, ela descobriu que possui vários clones. Logo ela encontra um deles e a trata como irmã: Gabrielle Kinney.

Imagem de capa do item

Nyx

Nos quadrinhos, ela surgiu um ano depois de ser apresentada em X-Men: Evolution. Com uma trama muito mais pesada que a mostrada até o momento, a Laura apareceu em um título chamado NYX, que era focado em um grupo de adolescentes mutantes, na linha editorial adulta da Marvel, MAX.

Nessa série, alguns jovens mutantes foram apresentados, todos com passados trágicos. Sem pais, eles tentam sobreviver em Nova York, em uma aventura envolvendo gangues, drogas, prostituição e preconceito.

Imagem de capa do item

Corpo

E em sua introdução nos quadrinhos, a jovem Laura não podia estar em um momento pior de sua vida. Sua apresentação em NYX é feita com a moça sendo forçada a trabalhar como prostituta para o Zebra Daddy; ele é um dos vilões principais dessa revista.

Em um ambiente tão terrível, Laura começa se cortar, mesmo com o machucado cicatrizando. Enfim, ela encontra os protagonistas e finalmente foge das garras do vilão. Conforme a história se desenvolve, ela mata o Zebra Daddy para proteger seus amigos.

Imagem de capa do item

X-Force

Um dos planos mais interessantes da Fox para o futuro é filme da X-Force. Nos quadrinhos, a Laura já fez parte da equipe.

Durante a Saga Hope, o Ciclope se vê forçado a reviver a equipe assassina dos X-Men, para proteger os poucos mutantes que restaram pós-Dia M.

Para o time, uma de suas primeiras escolhas é a Laura, por suas habilidades e seu passado. A época na X-Force não fez muito bem para a sanidade da moça.

Imagem de capa do item

Capitã Universo

Vários personagens da Marvel passaram pelos poderes do Capitão Universo e a Laura foi um deles. O primeiro Capitão é da revista dos Micronautas, de 1979. Logo é explicado que o poder do herói é uma força cósmica que pode se ligar a vários hospedeiros.

A X-23 recebe os poderes em uma de suas primeiras missões, quando a A.I.M. está tentando controlar a entidade. O Poder Uni escolhe a Laura como hospedeira e, junto da S.H.I.E.L.D., ela consegue derrotar os vilões.

Imagem de capa do item

Terror Noturno

Um dos principais traços da X-23 é seu passado obscuro e sua constante luta interna para escapar do lado mais violento de sua psique. Claro, isso atormenta a moça constantemente, então não deve ser surpresa que ela tenha pesadelos, certo?

Mas, em “The Killing Dream”, a coisa saiu um pouco do controle. A X-23 começa ter pesadelos vívidos sobre o inferno, o demônio e seu passado. Isso a atormenta tanto que ela sai em busca de respostas, para descobrir que tudo estava relacionado ao Poder Uni.

Assim, em uma jornada até um planeta alienígena, ela fica encarregada de salvar a filha de Reed Richards e Sue Storm, tomando de volta o manto de Capitã Universo.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes

E quando a Marvel resolveu fazer sua própria versão dos Jogos Vorazes, a X-23 estava envolvida. Durante sua época na equipe da Avengers Academy, a Laura entrou nos eventos do arco Avengers Arena.

Aqui, o Arcade selecionou heróis adolescentes de vários grupos e os colocou em um reality show televisionado de luta até a morte.

Junto de alguns membros dos Fugitivos e até novos personagens, a X-23 e seus amigos de Academia entram no jogo e tem de questionar sua própria moral sobre sobreviver ali matando os outros.

Imagem de capa do item

Novíssimos

Como o Wolverine, obviamente a X-23 sempre esteve ligada aos X-Men. Inclusive, ela lutou junto da equipe do passado – que foi trazida para o presente pelo Fera – contra grupos de caça-mutantes.

Ela foi capturada pelos Purificadores, um desses grupos que já vimos aos montes tentando eliminar mutantes, e recebeu resgate da Kitty e dos Novíssimos.

Assim, ela se junta aos heróis para lutar contra os Purificadores e seu líder, William Stryker Jr. Talvez, e só talvez, esse possa ser um futuro possível para a moça nos cinemas.

Imagem de capa do item

Um Anjo

Não só a Laura se junta aos Novíssimos, como ela chega arrasando corações. Esqueça a dinâmica Scott/Jean; o jovem Ciclope acaba se interessando pela X-23.

No entanto, a coisa não é correspondida. Na verdade, a X-23 forma um casal na equipe sim, mas com o Anjo.

Ela e o Warren entram em um relacionamento tão fofinho que, na aventura dos Novíssimos com os Guardiões da Galáxia, o rapaz se submete ao espelho cósmico e renasce com asas de fogo. Sua razão para mantê-las é para não ser corrompido pelo Arcanjo no futuro e permanecer o mesmo para a Laura.

Imagem de capa do item

O manto

Seguindo a morte do Logan e as Guerras Secretas, enfim, depois de muito tempo, a Laura deixou de ser X-23 e assumiu o manto do Wolverine. A nova identidade veio até com um uniforme baseado no clássico amarelo e azul do herói.

Ela agora é uma heroína confiante, que redimiu muito do seu passado, que continua seu relacionamento com o Anjo, ajuda os Novíssimos X-Men e tem suas histórias solo. Nada mal, né?

Imagem de capa do item

Logan

A X-23 é um dos principais atrativos em Logan. Interpretada por Dafne Keen, ainda não dá para dizer ao certo o quanto de sua personalidade dos quadrinhos foi mantida.

Porém, no filme ela está muito mais jovem que a Laura das revistas – o que deve ser proposital, para ela poder, de alguma forma, entrar para a equipe dos novos X-Men dos cinemas – ainda que a atriz tenha os traços da personagem.

Sua história deve ser alterada também, afinal Logan está muito no futuro, mas, até o momento, tudo aponta que boa parte da jornada da heroína será traduzida.