5 motivos a favor e 5 contra a união dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel!

Capa da Publicação

5 motivos a favor e 5 contra a união dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel é vasto e complexo, possuindo espaço nos cinemas e na televisão. Contudo, muitos fãs reclamam da falta de interação entre os personagens dos filmes e os das séries, bem como a pouca consciência dos eventos televisivos nos longas.

Várias desculpas já foram dadas pelos produtores, cineastas e pelo elenco, mas ainda assim, todos pedem por mais inclusão entre os diversos núcleos da Marvel Studios. Nessa lista, discutimos alguns motivos a favor e outros contra a união e interação do MCU. 

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Contra: Orçamento

Começando pelo lado negativo, precisamos ser realistas e pensar no aspecto da produção. Embora todos nós queiramos ver nossos personagens juntos e em situações iguais, há um problema forte envolvendo o custo que isso poderia trazer para a Marvel, principalmente na TV.

Basta pensar que o cachê dos atores do cinema é muito alto, e a maior parte dos heróis cinematográficos - Homem de Ferro, Thor, Hulk - requer muitos efeitos visuais para serem traduzidos para a televisão. Além disso, há toda a questão contratual e agendamento, que pode provocar problemas na hora de trazer os personagens da TV e da Netflix para os filmes.

Imagem de capa do item

Pró: Crossovers e reuniões

Mas que se dane essa burocracia técnica. Nós queremos ter a mesma sensação que temos quando lemos quadrinhos, e para isso, nós precisamos de mais crossovers e eventos comuns entre esses heróis dos filmes e das séries.

Quem nunca quis ver o Demolidor ao lado do Homem-Aranha contra o Rei do Crime? Ou os Defensores auxiliando os Vingadores na luta contra Thanos? E que tal trazer o Capitão América para perto dos Agentes da S.H.I.E.L.D.? Precisamos de mais encontros assim no Universo Cinematográfico da Marvel!

Imagem de capa do item

Contra: Cansaço do público

Sim, ter crossovers seria algo legal, mas ainda temos que considerar uma coisa: já é difícil para o público iniciante se acostumar com o núcleo dos filmes ou das séries individualmente, com tanta coisa acontecendo, tantas continuações e tantas temporadas. Se unirmos filmes e séries dessa forma, podemos criar uma saturação do público, o que pode afastar espectadores novos e já antigos do MCU.

Basta ver quantas críticas falam mal de como cada novo filme da Marvel parece um "capítulo dentro de uma história maior". Trazer a TV para isso poderia deixar as coisas ainda mais cansativas e desgastantes não apenas para os críticos, mas também para a audiência.

Imagem de capa do item

Pró: Audiência e lucro maiores

Jamais! A Marvel conseguiu fazer um grande sucesso nos cinemas e na TV com seu nome, e o público não largaria tão fácil dos seus personagens favoritos por isso. Pelo contrário, trazer uma integração maior entre filmes e séries pode inclusive ajudar o estúdio. Como? Aumentando o público da TV e o lucro dos cinemas.

Basta dizer que algum Vingador irá aparecer em alguma série e todos já ligarão a TV no dia da exibição para ver quem é. E se trouxerem algum personagem das séries para os filmes, o público das séries também pode criar interesse pelos longas, caso não tenha.

Imagem de capa do item

Contra: Tons e temas divergentes

Certo, mas ainda é preciso levar em consideração um aspecto que diferencia muito a TV e o cinema: a Marvel cravou uma grande linha entre esses dois núcleos, e o tom deles varia demais, assim como o tema. Nunca veríamos, em um filme dos Vingadores, uma discussão sobre estupro como a que vimos em Jessica Jones.

Então essa união poderia ser problemática, pois traria personagens drasticamente diferentes para uma mídia, ou então faria algo ainda pior: tornaria todo o universo homogêneo em sua proposta - que provavelmente seria mais próxima dos filmes, já que eles garantem o grosso do retorno financeiro, deixando de lado o tom sombrio e maduro das séries.

Imagem de capa do item

Pró: Variedade para todos os lados

Se o tom é o problema, unir filmes e séries pode ser a solução. Quantas vezes você vê aquele fanboy chato reclamando que os filmes são cheios de humor e isso é chato? Ou que as séries são sisudas e paradas demais e não tem espaço para diversão? Se os personagens passassem a frequentar os dois "ambientes", isso poderia mudar.

Dessa forma, alguns filmes poderiam ser mais maduros e com temas mais adultos, enquanto as séries poderiam abrir espaço para mais leveza e entretenimento, sem prejudicar o tom original de cada produção. Não é como se, caso o Justiceiro fosse pros cinemas, ele passasse a usar pistolas de água pra enfrentar os criminosos.

Imagem de capa do item

Contra: Planejamentos desiguais

Mas ainda assim, são coisas muito diferentes. E mais uma vez, precisamos voltar a olhar pros aspectos burocráticos da coisa. O planejamento de filmes e o planejamento de séries são duas coisas completamente opostas. Um filme é roteirizado, produzido e editado em um intervalo de anos.

Já com as séries, tudo precisa ser rápido, com mudanças que acontecem em menos de semanas. É difícil para o cinema acompanhar o que está acontecendo na TV e mudar tudo de última hora só para dar aos fãs o gostinho mais "agradável" de um universo compartilhado.

Imagem de capa do item

Pró: Coulson vive

Mais uma vez esse papo técnico e burocrático. Queremos emoção! E emoção de verdade vai acontecer quando o Agente Coulson finalmente reencontrar os Vingadores. A morte dele foi o que alavancou a equipe, e sua ressurreição é basicamente o que dá vida a Agentes da S.H.I.E.L.D.

Mais do que qualquer outra coisa envolvendo filmes e séries, precisamos ver novamente a interação entre Coulson e os Heróis Mais Poderosos da Terra. Já é um ótimo lugar para se iniciar esse entrelaçamento entre o cinema e a TV.

Imagem de capa do item

Contra: Maior liberdade

Ok, isso é verdade. Mas ainda assim, é importante ressaltar que há um motivo especial para filmes e séries não serem extremamente ligadas. Aqui, é necessário ter maior liberdade criativa para os cineastas e os produtores televisivos poderem fazer o que quiserem, sem terem que se preocupar o tempo todo com as interferências que cada produto poderia trazer a todos os personagens.

Se esse universo se ligar dessa forma, cria-se um grande problema, já que tudo precisará passar por um grande controle de diversas frentes - a Marvel Studios, a Marvel Television, a ABC Televison, a Netflix - para que se possa ter uma história simples e direta.

Imagem de capa do item

Pró: Maior... liberdade

Beleza, tudo bem. Isso pode ser um probleminha. Mas se é para falar de liberdade criativa, vamos apresentar também o outro lado da moeda. Se todos tivessem a capacidade de trazer os personagens que quisessem para os filmes ou para as séries, já daria uma grande liberdade para os criadores.

Dessa forma, todos poderiam usar personagens de forma regrada, sem se preocupar em "não usar tal vilão porque ele só pertence ao núcleo das séries" ou "deixar de lado esse herói porque ele só pode aparecer nos cinemas". Sem contar a possibilidade de adaptar mais fielmente diversos arcos e sagas dos quadrinhos sem ter medo de incluir alguns personagens que podem estar em outra mídia.