As 10 melhores duplas dinâmicas da Marvel e da DC Comics!

Capa da Publicação

As 10 melhores duplas dinâmicas da Marvel e da DC Comics!

Por Gus Fiaux

 

Imagem de capa do item

Jubileu e Wolverine

São poucos os super-heróis que assumem o papel de figura paterna para outros personagens mais jovens nos quadrinhos. Entretanto, Wolverine se afeiçoou bastante da "carreira", tutelando heroínas como Kitty Pryde, Armadura, X-23 e, obviamente, Jubileu, com quem teve mais contato.

Tudo começou quando a mutante que produz "fogos de artifício" salvou Wolverine do acampamento dos Carniceiros, onde o mutante havia sido crucificado e estava sendo torturado. Desde então, o canadense colocou a jovem sob suas asas e criou-a quase como sua própria filha, servindo principalmente nos piores momentos de Jubileu - como por exemplo, quando ela foi transformada em vampira.

Imagem de capa do item

Hera Venenosa e Arlequina

Embora seja comum o culto entre a Arlequina ao lado do Coringa, muitos fãs reconhecem que a junção entre os dois é bem disfuncional e acaba prejudicando a história de ambos os personagens. Por outro lado, quando a DC Comics passou a investir um pouco mais nas vilãs de Gotham City, a começar pela série animada do Batman, todos notaram o quanto a Arlequina funciona ao lado da Hera Venenosa.

Além de serem grandes amigas e parceiras em suas ações nem um pouco heroicas, Hera Venenosa e Arlequina dispõem de um relacionamento - até mesmo amoroso - não muito ortodoxo, mas que impulsionou uma guinada na personalidade das duas, que hoje em dia estão mais no espectro anti-heroico que vilanesco.

Imagem de capa do item

Cable e Deadpool

O primeiro é um soldado mutante criado no futuro, que viajou no tempo para salvar seu passado. O outro é um mercenário tagarela, vítima de experimentos desumanos, que sequer consegue salvar a si próprio. Embora os dois se encontrem boa parte das vezes como inimigos, Cable e Deadpool construíram uma relação bem diferenciada, se tornando aliados extremamente preciosos quando necessário.

Soldados em uma guerra moderna, os anti-heróis são um grande subproduto dos anos 90 que conseguiram sobreviver intactos ao advento do novo milênio e ganharam grandes fãs nos quadrinhos - que normalmente, gostam de ver mais a dupla junta do que em aventuras separadas. E agora, ambos irão aparecer unidos no cinema, a partir de Deadpool 2.

Imagem de capa do item

Arqueiro Verde e Lanterna Verde

Embora atualmente seja difícil de imaginar um título como Lanterna Verde vendendo pouco, na década de 70 a DC Comics enfrentava os baixos lucros com a revista do defensor espacial. Por conta disso, eles acabaram criando uma nova série onde Hal Jordan passaria a agir ao lado do Arqueiro Verde.

A dinâmica da dupla era bem polarizada, já que, enquanto Hal era uma pessoa muito certinha e regulamentar, Oliver Queen era quase um anarquista. Juntos, os dois peregrinaram pelos EUA enfrentando problemas sociais do país, em uma história bem diferente de tudo que acontecia no cenário de super-heróis da época. Embora Hal Jordan seja mais lembrado ao lado de outros Lanternas e Oliver sempre fique no imaginário como parceiro da Canário Negro, a dupla foi memorável para os quadrinhos, e deveria ter destaque nas próximas adaptações da editora, seja nas HQs ou no cinema.

Imagem de capa do item

Punho de Ferro e Luke Cage

Durante a década de 70, a Marvel estava experimentando algumas influências em seus quadrinhos. Se, por um lado, os filmes de artes marciais deram origem ao Punho de Ferro, a cultura do blaxploitation - ação envolvendo protagonistas negros - acabou gerando o heroico Luke Cage - na época, conhecido como Poderoso.

Pouco tempo após a criação dos dois personagens, a dupla se uniu, e Luke e Danny logo se tornaram melhores amigos, abrindo uma própria "companhia" heroica - os Heróis de Aluguel. Desde então, os dois já brigaram, passaram tempo separados e em equipes diferentes, mas sempre voltam à época de melhores amigos e atualmente estão prestes a integrar os Defensores - tanto nos quadrinhos quanto na Netflix.

Imagem de capa do item

Besouro Azul e Gladiador Dourado

"Divertida" é a palavra que caracteriza de forma mais concreta a amizade entre os heróis Besouro Azul e Gladiador Dourado. Os dois possuem histórias de origem bem pouco convencionais, uma vez que Ted Kord, sucessor do Besouro Azul original, não conseguiu ganhar super-poderes do escaravelho do besouro azul e acabou treinando artes marciais para ter êxito na vida heroica. Já Michael Jon Carter é um atleta desgraçado do futuro, que voltou ao passado para lutar contra o crime e ganhar fama.

Os dois se conheceram quando o Gladiador Dourado se uniu à Liga da Justiça, e desde então, se tornaram inseparáveis, estrelando aventuras mais cômicas e despretensiosas, sempre dando vazão ao bom humor e ao companheirismo heroico.

Imagem de capa do item

Vespa e Homem-Formiga

Um dos casais mais icônicos já criados pela Marvel, Vespa e Homem-Formiga merecem destaque na lista por serem dois dos pilares centrais sobre os quais foram erguidos os Vingadores. Enquanto o cientista Hank Pym desenvolveu suas próprias partículas que alteram tamanho, dando poderes a ele e sua companheira, a própria Janet Van Dyne é uma mulher forte e independente, que sabe seu lugar de destaque em um mundo de heróis e monstros.

Embora os dois tenham passado por todos os tipos de problemas ao longo de seus anos de publicação, incluindo agressão doméstica e separação, eles costumeiramente são vistos juntos. E mesmo separados, não perdem a amizade e o companheirismo de seus primeiros anos.

Imagem de capa do item

Kid Flash e Flash

O Flash é um dos mantos com mais "herdeiros" nos quadrinhos. Seja em qualquer linha temporal ou terra alternativa, sempre haverá um Velocista Escarlate. E na Terra "padrão" da DC, os mais famosos são Barry Allen - que deu origem ao manto do Flash nesse universo - e Wally West, criado originalmente como assistente juvenil do herói, o Kid Flash.

Ganhando poderes de velocidade através do mesmo tipo de acidente, os dois se tornaram bons aliados, até que, em um trágico evento, Barry faleceu, deixando Wally como o Flash principal da Terra. Posteriormente, Allen retornaria dos mortos, o que não faria muita diferença após o reboot dos Novos 52. Entretanto, com o Renascimento, eles estão de volta em sua grande amizade, prontos para enfrentarem o mal, juntos ou separados.

Imagem de capa do item

Capitão América e Bucky Barnes

Criados essencialmente como propaganda para a Segunda Guerra Mundial, o Capitão América e seu parceiro juvenil, Bucky Barnes logo se tornaram dois dos maiores ícones dos quadrinhos. Juntos, eles enfrentaram nazistas e outros tipos de inimigos durante a década de 40. Com o final da Guerra, suas histórias deixaram de ter importância e os dois foram - literalmente - colocados no gelo.

Pouco tempo depois, Steve Rogers retornaria, ao lado dos Vingadores, mas o seu parceiro sempre lhe fizera falta, algo que o marcou durante toda sua jornada heroica. Mais recentemente, no entanto, foi descoberto que Bucky teria sobrevivido e se tornado uma perigosa arma viva soviética, o Soldado Invernal. Os dois se encontraram e Bucky conseguiu restaurar suas memórias apagadas por anos de lavagens cerebrais. E embora atuem atualmente em fronts diferentes, os dois permanecem como uma das maiores duplas dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Batman e Robin

Contudo, quando se trata de duplas dinâmicas, não há mistério. Sempre pensamos logo no Cavaleiro das Trevas e seu Menino-Prodígio. Batman e Robin - sejam em qualquer versão, tanto de usuários do manto ou em universos alternativos - são a definição mais exata de parceiros e ajudantes das HQs, desde que Bruce Wayne selecionou Dick Grayson para ser seu primeiro filho adotivo e aprendiz.

A dinâmica dos personagens foi mudando, e com o tempo, Dick deixou de ser Robin para ser Asa Noturna - e até mesmo Batman, por um breve período -, enquanto, em seu lugar, vieram outros como Jason Todd, Tim Drake e Damian Wayne, dentre outros. Mas a dupla sempre será conhecida pela forma imaginativa e sinergética que combatem o crime nas ruas de Gotham City.