[CRÍTICA] Injustice 2 – Será que um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Capa da Publicação

[CRÍTICA] Injustice 2 – Será que um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Introdução

Injustice 2 foi produzido pela NetheRealm, mesma produtora atual dos jogos na franquia Mortal Kombat, e publicado pela Warner Bros Games.

O jogo foi lançado recentemente, no dia 16 de Maio de 2017, seguindo uma continuação direta do primeiro e aclamado jogo que trouxe o universo da DC Comics para um jogo de luta em uma história completamente nova.

O jogo foi lançado para Playstation 4 e Xbox One, também contando com uma versão mobile para Android e iOs. Porém, o que será avaliado nesta análise é apenas a versão lançada nos consoles.

Imagem de capa do item

Gameplay

A jogabilidade de Injustice 2 não trouxe muitas inovações para a franquia, mantendo o mesmo estilo de jogabilidade do anterior. Alguns personagens até mesmo mantém os mesmos golpes do primeiro Injustice. A jogabilidade em si, no momento da luta, não trouxe atrativos novos para o jogador que, no fim das contas, sente quase como se tivesse jogando uma expansão do primeiro jogo.

Porém, mesmo que mantendo sem muitas novidades na parte da jogabilidade, ainda assim o jogo mantém uma qualidade ímpar, mostrando mais uma vez o nível de trabalho da NetherRealm que já vinha sendo mostrado até mesmo no mais recente jogo de Mortal Kombat.

Imagem de capa do item

Gráficos

Um dos principais pontos altos do jogo ficam por conta dos gráficos. Nos diversos trailers de gameplay que foram lançados ao longo da campanha promocional, assim como nas artes do site oficial do jogo, muitas pessoas apontavam como sentiam uma espécie de “estranhamento” com os gráficos do jogo, principalmente quanto aos rostos dos personagens, em especial nos personagens “humanos” (isso envolvia o Superman, por exemplo).

Posso garantir com toda tranquilidade que este estranhamento cai por terra nos primeiros minutos em que você jogar o modo história. Apesar do gráfico dos personagens ingame - ou seja, durante as lutas - ser um tanto quanto mediano, (mas ainda assim, em um nível bem aceitável) as texturas de cenário e os gráficos usados nas cutscenes do jogo são invejáveis. Arrisco ainda a dizer que Injustice 2 traz uma das melhores tecnologias de expressão facial da nova geração.

Imagem de capa do item

Ambiente online

Injustice 2 tem um setor especialmente voltado para a jogabilidade multiplayer online que funciona muito bem.

Você geralmente é pareado com pessoas no seu nível de jogador, a interface do jogo te mostra até mesmo como está a conexão do seu adversário e também a probabilidade de vitória - acredite nessa probabilidade, ela geralmente acerta - além de termos a diferenciação tanto de jogos casuais quanto de partidas ranqueadas.

Imagem de capa do item

Modo história

O principal atrativo de Injustice 2 com toda certeza é seu Modo História. O primeiro jogo criou uma história original tão boa que gerou até uma série de quadrinhos baseado nela, que faz bastante sucesso até hoje.

O segundo jogo não faz diferente, trazendo uma história envolvente, intrigante, digna dos melhores arcos que a DC Comics já produziu.

Você consegue finalizar o modo história em algo próximo de 5 horas de jogo, mas não se iluda com a duração "curta”, tem muita coisa acontecendo nessa história.

Imagem de capa do item

Customização

No começo eu disse que a jogabilidade de Injustice 2 não trouxe grandes inovações, o que não significa que o jogo em si não é inovador. Muito pelo contrário, o jogo traz uma nova funcionalidade na franquia que é a customização de personagens.

Agora, cada personagem do jogo pode subir de nível à medida que você joga com ele e, durante o jogo, você pode conseguir coletar equipamentos para personagens específicos que, além de aumentar status como força ou vida de um personagem, também permite que você personalize o visual desse personagem.

Com certeza é uma funcionalidade que vai te fazer continuar jogando Injustice 2 por muito tempo, para coletar os melhores equipamentos de cada personagem.

Imagem de capa do item

Personagens alternativos

Uma sacada excelente do jogo foi colocar dentro dos visuais que mencionei anteriormente uma saída para personagens da DC que se parecem com outros.

Ou seja, ao invés de não termos o Flash Reverso no jogo por sua jogabilidade se assemelhar demais com a jogabilidade do Flash, ou de lançar o personagem em uma DLC e termos dois personagens bem parecidos, Injustice 2 coloca tanto o Flash Reverso quanto Jay Garrick como visuais alternativos para o Flash, o mesmo acontece por exemplo com o Lanterna Verde que pode ser tanto Hal Jordan como John Stewart.

Imagem de capa do item

Multiverso

O jogo também conta com uma nova área conhecida como “O Multiverso”. É uma modalidade de jogo com um estilo de “Torre de Desafios”. Nela você enfrenta um número de personagens tendo situações adversas durante as lutas como “Todas as lutas estão com velocidade aumentada”, ou que você precise completar certos desafios durante a luta.

O Multiverso é uma excelente adição para o jogo, principalmente pois os “planetas” e desafios estão sempre se atualizando e mudando, assim a vida útil do jogo se prolonga ainda mais após um jogador casual terminar o modo história. Fora que o multiverso é a melhor opção para conseguir Caixas Maternas, de onde você consegue as partes personalizáveis dos personagens.

Imagem de capa do item

Guildas

Injustice 2 trouxe alguns elementos de RPG para um jogo de luta, como o conceito de níveis de personagem e equipamentos para aumentar status. Mas tem um outro conceito inserido neste segundo jogo que foi bastante criativo.

Qualquer jogador de MMORPG está familiarizado com o conceito de Guildas, pois bem, Injustice 2 trouxe esta funcionalidade para o jogo, dando a opção de você montar um grande clã que pode ser para seus amigos mais próximos ou então quem sabe para juntar os melhores jogadores daquele servidor.

Imagem de capa do item

Nota

Injustice 2 faz justiça aos grandes ícones que traz em seu elenco, trazendo uma continuação digna do que foi o sucesso do primeiro jogo.

O jogo apresenta alguns obstáculos no caminho como o gráfico ingame ser apenas satisfatório ou o jogo não trazer muitas inovações na jogabilidade.

Mas no fim das contas, ele expande ainda mais o que já era muito bom no primeiro jogo, traz funcionalidades excelentes para torná-lo um jogo atrativo por muito tempo e com certeza é mais um grande sucesso que a NetherRealm nos apresenta.

Por isso este jogo merece 4 Batmans, porque eu sempre fico do lado do Batman... Desculpa galera.