Star Wars – Entenda o significado das cores dos Sabres de Luz!

Capa da Publicação

Star Wars – Entenda o significado das cores dos Sabres de Luz!

Por Fernando Maidana

Entenda um pouco mais dos sabres de luz e como suas cores podem ajudar a identificar um aliado ou inimigo.

Imagem de capa do item

Os cristais

Não é a personalidade nem o lado da força que seu dono está que caracteriza a cor de um Sabre de Luz, mas sim o cristal utilizado em sua construção.

Durante o seu treinamento, o Padawan passa pelo processo de construção de seu primeiro Sabre de Luz e, para isso, deve encontrar um cristal adequado para o processo.

Durante sua jornada, o cristal acaba atraindo o aprendiz, o que faz com que aquele determinado cristal seja escolhido.

Embora a cor dos cristais não signifiquem muita coisa, eles ajudam a identificar determinados grupos.

Alguns também são mais raros de se encontrar e podem resultar em um sabre mais poderoso.

Além dos cristais, os Sabres de Luz também podem ser construídos à partir de outros materiais como Diamantes, Pérolas e Pedras Kunda. O material utilizado reflete em diferentes propriedades do Sabre como efeitos prismáticos, a presença de uma aura em torno da lâmina e até mesmo a habilidade de consumir gases tóxicos no ambiente.

Imagem de capa do item

A jornada pelo cristal ideal

Muitos acreditam que os Sabres de Luz dos Jedi só podem ser construídos à partir dos Cristais Ilum, encontrados no planeta Ilum.

Acontece que durante o Grande Expurgo Jedi, muitos Padawan passaram pelo treinamento no planeta congelado e, por isso, os Sabres de Luz foram construídos à partir dos Cristais Ilum.

A Caverna de Cristais de Ilum só produz cristais verdes e azuis, embora existam relatos de cristais roxos já terem sido encontrados ali.

Os Cristais Adegan são mais raros, já que grande parte foi destruída pelos Sith em sua caça aos Jedi. Eles podem ser encontrados em planetas como Halm, Mygeeto e Dantooine.

Além da Caverna de Cristais, que produz gemas azuis, verdes, amarelas, brancas e prateadas, o mar de Dantooine também esconde Pérolas que, teoricamente, também podem ser utilizadas na construção dos Sabres de Luz, embora apenas a Mestre Jedi Cilghal tenha conseguido construir um Sabre à partir da Pérola Ultima.

Imagem de capa do item

Nos filmes

A introdução do Sabre de Luz roxo de Mace Windu na trilogia prequel de Star Wars foi meramente funcional.

Samuel L. Jackson queria que seu Sabre de Luz fosse diferente dos verdes, azuis e vermelhos que já havíamos visto nos filmes anteriores. Isso o ajudaria a se destacar em meio às batalhas.

Mas antes disso, no Universo Expandido já haviam Sabres com outras cores, embora ainda não haja uma explicação para todas elas - e é mesmo necessário? - aqui estão as cores mais comuns e a razão por serem utilizadas.

Imagem de capa do item

Azul

O Sabre de Luz mais comum dos usuários do Lado Luminoso da Força.

Geralmente são utilizados por Jedi Guardiões que defendem o interesse da República e concentram seu treinamento no combate e domínio do uso do Sabre de Luz.

Imagem de capa do item

Verde

Bastante utilizado por Jedi Consulares.

São Jedi que procuram trazer o equilíbrio ao universo através de disciplinas mentais mais focadas no uso da Força e menos no combate. Esses Jedi, geralmente, são enviados em missões diplomáticas da República.

Imagem de capa do item

Amarelo

Muito utilizado por Jedi Sentinelas que patrulham o universo desmascarando trapaças e combatendo injustiças.

Esses Jedi tentam trazer o máximo de inimigos para o Lado da Luz e possui um treinamento equilibrado sendo versado tanto em combate quanto no domínio e uso da Força.

Imagem de capa do item

Vermelho

Cristais vermelhos não são encontrados naturalmente em nenhum lugar conhecido do universo.

Como os Jedi tinham acesso às cavernas de cristais, quando os Sith iniciaram sua jornada de destruição às fontes dos cristais acabaram tendo de desenvolver um Cristal Sintético para a produção de seus próprios Sabres de Luz.

Quando um Sabre de Luz recebe um cristal sintético em sua produção, acaba adquirindo a cor vermelha.

Esses sabres estão associados ao Lado Negro da Força, embora Jedi como Adi Galia e até mesmo Leia Organa Solo utilizem Sabres de Luz vermelhos.

Imagem de capa do item

Roxo

Caracteriza usuários que fizeram parte do Lado Negro da Força por um tempo, mas acabaram passando para o Lado Luminoso.

Muitos desses Jedi decidem partir em uma jornada para encontrar um cristal natural e construir um novo Sabre de Luz que simbolize a sua própria transformação.

Geralmente, esses Jedi são atraídos por cristais roxos.

Imagem de capa do item

Laranja

Os cristais alaranjados são encontrados em planetas extremamente quentes e justamente por isso acabam adquirindo essa coloração.

São, geralmente, utilizados por aqueles que sobreviveram à Queda da Ordem Jedi, quando os Jedi perderam o acesso à Caverna de Cristais de Ilum e tiveram de encontrar outras fontes para seus Sabres de Luz.

Imagem de capa do item

Branco

Os cristais brancos geralmente são encontrados em Alderaan e são utilizados pelos Cavaleiros Imperiais.

Os Cavaleiros Imperiais juram lealdade ao servir o Imperador, mas são completamente contrários ao uso do Lado Negro da Força. Apesar disso, eles não seguem os preceitos do Lado Luminoso e são vistos como uma espécie de "Lado Cinza" pela Nova Ordem Jedi.

Imagem de capa do item

Darksaber

O Sabre de Luz Negro é uma arma ancestral cuja origem está envolvida em diversos mistérios.

Diferente dos Sabres de Luz tradicionais, a lâmina do Darksaber é achatada e vai afinando até sua ponta, além da textura e do próprio punho se assimilarem à uma espada tradicional.

Sua coloração escura é envolta por uma aura esbranquiçada e dizem que é impossível olhar para sua luz por muito tempo.

O Sabre foi encontrado no Templo Jedi, mas foi roubado pelos membros do Clã Vizsla.