Os 10 melhores filmes da Disney/Pixar!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes da Disney/Pixar!

Por Gus Fiaux

Tendo lançado seu primeiro longa-metragem em 1995, a Pixar já é considerada um dos maiores estúdios de animação da história do cinema mundial. Inovando constantemente na técnica e uso do 3D, os filmes também contam histórias originais, inovadoras e emocionantes.

Por mais que os últimos anos do estúdio não tenham sido tão aclamados como já foram um dia, a subsidiária da Disney continua produzindo animações todos os anos. A próxima a chegar aos cinemas é Viva: A Vida é uma Festa. E para nos preparar para o lançamento, listamos os 10 maiores clássicos da Disney-Pixar!

Créditos: Walt Disney
Imagem de capa do item

Ratatouille

Você confiaria em um rato como seu cozinheiro? Pois bem, lançado em 2007, Ratatouille é ambientado nas elegantes ruas e cozinhas parisienses. Na história, o ratinho Remy se torna amigo do desajustado Alfredo Linguini e o ajuda a seguir o legado de seu pai, um famoso e renomado chef de cozinha.

Além de explorar a amizade crescente entre o homem e o roedor, o filme ganha diversos pontos por sua parte técnica, visivelmente impressionante. Há um trabalho tão minucioso na construção do filme que podemos ver detalhes da textura dos personagens e profundidade dos cenários. Para se ter uma ideia, há até uma representação visual de cheiros e sabores.

Imagem de capa do item

Toy Story

O filme que iniciou tudo, Toy Story é um longa incomparável para o estúdio. E apesar de sua animação não ser tão primorosa quanto os filmes mais recentes, em momento algum ela se tornou datada. Andy é um garoto que ganha de presente de aniversário o novo e espacial boneco Buzz Lightyear, provocando inveja do seu (até então) brinquedo favorito, Woody.

Os dois acabam tendo uma série de discussões e Woody faz algo extremamente ruim, colocando tanto ele quanto o astronauta em risco. A partir daí, os dois precisam unir forças e voltar para casa, enquanto descobrem a verdade sobre si mesmos. O filme merece uma salva de palmas por sua trilha sonora, especialmente as canções originais, que ficaram marcadas na cabeça dos fãs até hoje.

Imagem de capa do item

Up: Altas Aventuras

Lançado em 2009, Up: Altas Aventuras é o filme perfeito para quem sonha alto. Aqui, somos apresentados ao rabugento senhor Carl Fredericksen, enquanto sua casa se torna alvo de imobiliárias. Junto com o inocente - e inconveniente - Russell, ele viaja até a América do Sul para perseguir um sonho de sua vida. Contudo, ele vai em sua própria casa, erguida por milhares de balões.

O filme explora bem sua ambientação e tem uma história charmosa, mas o que realmente o torna um dos melhores filmes do estúdio é a quantidade de emoção investida aqui. É quase impossível não chorar nos dez minutos iniciais, onde conhecemos a esposa de Carl, Ellie, desde sua infância até seu falecimento.

Imagem de capa do item

Monstros S.A.

Toda criança já teve medo do monstro que vive dentro de seu armário, ou debaixo de sua cama. Ainda assim, Monstros S.A. faz uma tarefa espetacular ao tratar essas criaturas assustadoras como trabalhadores normais, que precisam assustar crianças para recolher energia para seu mundo. E é aí que encontramos Sulley e Mike Wazowski.

Os dois amigos entram em um grande problema quando a pequena Boo escapa de seu quarto e invade o mundo dos monstros, atraindo a atenção das autoridades locais. Agora, os dois monstros precisam ajudá-la a voltar para casa, enquanto se tornam pessoas melhores no processo. Aliás, destaque para o design de produção, que conseguiu trazer à vida criaturas tão peculiares e distintas.

Imagem de capa do item

Divertida Mente

O filme mais recente dessa lista, Divertida Mente lança uma pergunta peculiar e curiosa: E se nossos sentimentos tivessem sentimentos? Aqui, acompanhamos um grupo conflituoso composto por Raiva, Medo, Nojinho, Alegria e Tristeza, todos presentes dentro do cérebro da pequena Riley enquanto paralelamente acompanhamos sua mudança de cidade.

Com um visual verdadeiramente espetacular, o longa nos prende por sua história original e seus cativantes personagens. Cada uma das emoções brinca bem com os estereótipos relacionados a elas e é impossível não sair do cinema se identificando um pouco com Tristeza ou rindo dos ataques de pânico de Medo.

Imagem de capa do item

Os Incríveis

Temos aqui o melhor filme já feito sobre o Quarteto Fantástico. Não, pera... Falando sério, Os Incríveis é uma grande aventura de super-heróis, que sabe apostar em um conceito muito popular de diversas histórias em quadrinhos (mesmo que não seja adaptação de nenhuma): os dramas e a importância da família.

Seus personagens são tão marcantes e identificáveis que se tornaram marcos na cultura pop e até coadjuvantes conseguem ter mais espaço que os protagonistas - sim, Gelado e Edna Moda, estamos olhando para vocês. Uma continuação chega aos cinemas no ano que vem e nós honestamente não podíamos estar mais felizes.

Imagem de capa do item

Toy Story 2

Se Toy Story já foi um filme primoroso e espetacular, sua continuação só serviu para melhorar todos os seus aspectos e expandir ainda mais seu universo. Após ter feito as pazes com Buzz, o cowboy Woody acaba sendo roubado, o que leva os brinquedos a uma jornada envolvendo uma loja infantil e um aeroporto.

Ao mesmo tempo, conhecemos personagens novos e adoráveis, como Bala-no-Alvo, Jessie, a Senhora Cabeça de Batata e até mesmo o pai de Buzz, o Imperador Zurg, em uma paródia brilhante aos filmes de Star Wars.

Imagem de capa do item

Procurando Nemo

Você já deve ter percebido, lendo até aqui, ou lembrando de cada um dos filmes da Pixar, que o estúdio é famoso por lidar com dramas e aventuras familiares. E não há drama familiar que supere Procurando Nemo, uma das mais belas e encantadoras animações desse universo mágico.

Dessa vez, a história é focada em Marlin, um pai desesperado após perder seu filho. Aliado da esquecida Dory, ele - literalmente - cruza oceanos para rever o pequeno Nemo, enquanto descobre um mundo esplendoroso longe de sua casa. O longa explora a crueldade que temos com os animais e como a natureza é bela, mesmo que perigosa. E você nunca irá esquecer um certo endereço: P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sydney.

Imagem de capa do item

WALL·E

Inspirado por clássicos da ficção científica, como 2001: Uma Odisseia no Espaço, essa adorável animação persegue seu protagonista titular, ao mesmo tempo em que discute temas socialmente e ecologicamente relevantes, como o sedentarismo humano, a destruição do meio-ambiente e o destino que damos ao lixo.

WALL·E é um robozinho divertido e emotivo, que logo se apaixona pela sonda EVE, quando ela vem à Terra fazer reconhecimento local. Posteriormente, o robô é enviado a uma gigantesca nave espacial, onde toda a humanidade está alojada. E no fim da história, é um pequeno catador de lixo robótico que dá a todos a maior lição de humanidade possível.

Imagem de capa do item

Toy Story 3

Eu sei que você provavelmente já estava esperando por esse filme nesse exato primeiro lugar! Toy Story 3 é um filme brilhante por muitos aspectos. No que diz respeito à história, o filme faz um trabalho exímio ao resgatar personagens amados e inseri-los em um novo contexto, tendo que fugir de vilões assustadores: crianças pequenas em uma creche. Em termos de animação, o filme faz um dos melhores trabalhos que já vimos no cinema.

Porém, vai muito além disso. Toy Story 3 é uma animação que, apesar de ser infantil, também se foca nos adultos que cresceram vendo Woody, Buzz, Jessie e os outros brinquedos quando crianças. É uma despedida sincera e de partir o coração, mas que encerra perfeitamente essa trilogia e emociona do início ao fim.