Os 10 veículos mais famosos das histórias em quadrinhos da Marvel e da DC!

Capa da Publicação

Os 10 veículos mais famosos das histórias em quadrinhos da Marvel e da DC!

Por Gus Fiaux

Para a lista, optamos por escolher um misto entre os meios de transporte mais conhecidos pelos fãs e os mais úteis. Para manter uma variedade, escolhemos apenas um veículo por herói, e deixamos de fora quartéis-generais móveis, como o Aeroporta-aviões da SHIELD.

Imagem de capa do item

Moto Infernal - Motoqueiro Fantasma

É difícil falar em unificar todos aqueles que adotaram o manto do Motoqueiro Fantasma em uma só categoria. Entretanto, se podemos falar de algo que todos compartilham é um veículo, ou meio de transporte. Ainda que alguns usem cavalos ou carros, foi a moto que popularizou a figura do herói infernal.

Criada originalmente por Mephisto, a moto é alimentada por fogo do inferno, não sendo então suscetível às leis da física. Ela se move em altas velocidades, pode correr na vertical ou sobre porções profundas de água, e é comandada mentalmente pelo Motoqueiro Fantasma, ainda que ele não esteja diretamente em contato com ela.

Imagem de capa do item

Arquimedes - Coruja II

Watchmen é definitivamente uma obra cujo visual marcou gerações e lançou parâmetros para todos os quadrinhos que o seguiriam, mas poucas coisas marcaram tanto quanto o visual incrível de Arquimedes, o veículo aéreo e subaquático do Coruja II.

Em um formato oval inimaginável para se assemelhar a uma Coruja, o dispositivo possui seu próprio conjunto de defesa e ataque, que inclui fumaça de gelo seco e sons em alta frequência para dispersar multidões, além de lança-chamas e sistema de lançamento de mísseis.

Imagem de capa do item

Inseto - Besouro Azul II

Por falar em veículos ovais e com visuais similares aos de animais para combinar com a identidade heroica de seus donos, vale mencionar o Inseto, o veículo construído por Ted Kord para lhe auxiliar nas patrulhas e lutas contra o crime enquanto trajava o manto do Besouro Azul.

Feito de titânio e equipado com refletores solares que funcionam como sua principal fonte de poder, o veículo possui capacidade de acionar escudos defletores, além de poder disparar descargas elétricas em sua superfície externa e conseguir focar a sobrecarga solar em um raio térmico. Além disso, possui um laboratório portátil.

Imagem de capa do item

Quinjet - Vingadores

Como nem todos os Vingadores são dotados do poder de voo como o Thor e o Homem de Ferro - e ainda que eles sejam, precisam de descanso - o Quinjet foi desenvolvido por um grupo de cientistas de Wakanda.

Com métodos de defesa básicos, os Quinjets normalmente atingem Mach 2.1. Há várias versões do veículo, cada qual apropriada para tarefas específicas, como voos espaciais e viagens longas.

Imagem de capa do item

SpazFrag666 - Lobo

Um dos objetos mais descolados e interessantes da ficção de super-heróis - ainda que seu dono não se encaixe muito bem nessa categoria - é a Moto Espacial do Lobo. Capaz de ir de 0 a 60 instantaneamente, o aparelho é equipado com motores especiais.

Seu limite máximo de velocidade é de vários milhões de kays por minuto, o que supomos que deva ser uma velocidade bem alta.

Imagem de capa do item

Prancha - Surfista Prateado

O veículo mais simples e ao mesmo tempo, mais poderoso dessa lista é uma prancha especial feita de energia cósmica pura, ligada intimamente ao próprio Surfista Prateado, e responsável por grande parte dos seus poderes.

Coberta com o mesmo material metálico e prateado que encobre o resto do corpo do Surfista, a prancha é capaz de voar tão rápida pelo universo, de modo que até a velocidade da luz pode ser batida. Ela também é uma fonte que redireciona o poder cósmico do Surfista, amplificando-o.

Imagem de capa do item

Jato Invisível - Mulher-Maravilha

Afinal de contas... por que não? Criado inicialmente por Diana e Hipólita com o Disco Metamórfico Lansinariano, o jato tinha a capacidade de se tornar completamente invisível.

O objeto, popularizado principalmente graças à animação dos Superamigos, foi perdendo sua utilidade com o tempo, e o Batman futuramente acabaria construindo um jato furtivo para a heroína, ainda que ele não tivesse toda a capacidade de seu Jato Invisível original.

Imagem de capa do item

Pássaro Negro - X-Men

Um veículo que Xavier ganhou ao trabalhar num projeto de construção de um similar para a SHIELD, o Pássaro Negro é um Blackbird RS-150 aprimorado com tecnologia Shi'ar.

O veículo consegue alcançar Mach 4.2 e possui um complexo sistema de armas, além das modificações originais para abrigar diversos passageiros. Atualmente, cada equipe mutante possui seu próprio Pássaro Negro.

Imagem de capa do item

Fantasticarro - Quarteto Fantástico

Com diversas versões diferentes, o Fantasticarro é definitivamente o veículo mais popular de qualquer equipe da Marvel. Criada por Reed Richards e aprimorada diversas vezes por Johnny Storm, o design inicial era de uma verdadeira banheira voadora.

Mais utilizado para fins de descobrimento que de guerra, todas as versões do veículo não possuíam armas notáveis, ainda que seu sistema científico fosse extremamente avançado. Ele é composto por uma nave principal e três jatos auxiliares, que podem ser desacoplados e funcionam sozinhos.

Imagem de capa do item

Batmóvel - Batman

Tudo bem que o Batman possui diversos veículos. Temos o Batwing, o Batplano, a Batlancha, contudo, nenhum deles conseguiu chegar ao nível do Batmóvel, que se tornou um verdadeiro ícone do personagem. Tendo diversos modelos ao longo de suas décadas de existência, o veículo sempre esteve presente no cotidiano do Homem-Morcego.

Ele possui sistema de dispersão de multidões, motores envenenados, estrutura a prova de balas, lança-chamas e mísseis, controle remoto e inúmeras outras funções. Destaque para o veículo nos cinemas e na TV, especialmente o da série animada, o Tumbler da trilogia Cavaleiro das Trevas e o clássico Batmóvel de Batman: O Retorno.