Capa da Publicação

Batman: O Cavaleiro das Trevas – Revelado como foi gravada a cena do “truque do lápis” do Coringa!

- “Eu vou fazer esse lápis desaparecer…”

Por Gus Fiaux → Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, somos apresentados ao maior inimigo da história do herói. O Coringa de Heath Ledger marcou presença com sua participação intimidante. Uma de suas cenas mais impactantes se dá quando ele faz um lápis desaparecer na cabeça de um capanga criminoso.

Na última semana, a revista Vulture publicou um artigo que reunia alguns membros da equipe de produção do filme, falando sobre a construção específica de algumas cenas. Entre eles, tínhamos Wally Pfister, o diretor de fotografia do longa, que relembrou de uma das cenas mais icônicas do vilão, revelando que ela não foi feita com uso de efeitos visuais:

“Não houve truque com o lápis. Não havia lápis quando a cabeça dele bate na mesa, então ele também não desaparece em nenhum lugar. Não havia nada lá quando a cabeça dele bate na mesa.”

Nathan Crowley, o designer de produção do filme, elaborou um pouco mais sobre a cena, deixando claro que tudo não passou de um truque de câmera que foi polido na edição, tornando a cena bem mais verossímil:
“No fim das contas, você grava duas vezes: uma com o lápis e outra sem. E então é o editor que faz a mágica. O filme anterior que eu fiz com Chris [Nolan] foi ‘O Grande Truque’. Nós passamos um ano aprendendo a fazer truques de mágica e truques com a câmera.”

Por mais que seja uma explicação super simples, isso por si só já torna a cena bem mais interessante – ainda mais sabendo que ela não precisou contar com a ajuda de efeitos visuais ou outros truques digitais. É justamente isso que a torna tão realista e impactante.

 

Na lista abaixo, confira 10 coisas que você precisa saber sobre o filme:

Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível em DVD Blu-Ray.

Agora que a notícia acabou, aproveita para conferir o vídeo mais novo no nosso canal!

sobre o autor Gus Fiaux

20 anos, cineasta. Jovem Vingador honorário, Fugitivo em negação, estagiário na Alias Investigações e mutante nível ômega nas horas vagas. || @gus_fiaux