Capa da Publicação

Batalha de Heróis: Famílias – Os Incríveis 2 x Vingadores: Guerra Infinita!

- – A Família Pêra x Os Heróis Mais Poderosos da Terra!

Por Evandro Lira Em 2018, dois blockbusters bem diferentes aqueceram os motores de Hollywood e entraram para o panteão do cinema de super-heróis: Vingadores – Guerra Infinita Os Incríveis 2 chegaram em meio há um calendário abarrotado de filmes populares de ação, mas conseguiram se destacar, se tornando algumas das maiores bilheterias do ano passado.

Enquanto o longa da Marvel vinha com a promessa de ser a preparação para o encerramento de uma história narrada há 10 anos, a sequência de Os Incríveis foi um banho de nostalgia, trazendo de volta personagens vistos pela primeira e última vez em 2004.

Ainda que com tramas bem distintas, as duas “famílias” fizeram trajetórias parecidas durante sua exibição no cinema, afinal ambos os filmes tiveram uma longa espera por parte dos fãs e colocaram equipes super-poderosas de frente para a maior ameaça que eles já precisaram enfrentar

Os Vingadores, que foram fragmentados após os eventos de Guerra Civil, agora têm a missão de não só salvar a Terra, como também o universo, do plano nefasto de Thanos, o Titã Louco. Já os Pêra, heróis da Pixar, caem em uma perigosa conspiração que visa destruir completamente as imagens dos “supers”, à medida que precisam enfrentar os dilemas que toda família “normal” passa.

O filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra faz um mix de todas as franquias do Marvel Studios e não abre espaço para que o espectador respire um segundo sequer quando coloca Homem de Ferro, Doutor Estranho, Homem-Aranha, Guardiões da Galáxia, Hulk, Thor, Capitão América, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Falcão, Pantera Negra Máquina de Combate tentando impedir que Thanos capture as Jóias do Infinito e acabe com metade do universo.

Para Beto, o Sr. Incrível, um homem com uma escavadeira mortal não é muito mais desafiador que os deveres de matemática do seu filho Flecha e as desilusões amorosas da adolescente Violeta. Na nova aventura da Pixar, o patriarca passa a lidar com os problemas domésticos depois que Helena, a Mulher-Elástica, vira rosto de uma campanha que visa trazer os super-heróis de volta aos tempos de glória.

Tanto Vingadores: Guerra Infinita quanto Os Incríveis 2 eram filmes altamente aguardados e renderam muito dinheiro, com o primeiro se tornando não só a maior bilheteria de 2018 como a quarta maior da história, e o segundo ocupando o posto de quarta maior arrecadação de 2018 e a maior do estúdio Pixar.

Os dois filmes acabaram reiterando, por exemplo, o poderio da Disney no atual mercado de cinema. Como a empresa-mãe tanto da Marvel quanto da Pixar, a Casa do Mickey lucrou mais de 3 bilhões de dólares em todo o mundo com eles.

E se o primeiro Os Incríveis, lançado 14 anos antes de Os Incríveis 2, chegou ao cinemas numa época onde ainda se ensaiava fazer filmes de super-heróis, o novo filme cai de paraquedas bem na era em que o “gênero” está dominando o cinema, especialmente pela hegemonia da Marvel e seus Vingadores.

Os dois longas, seja o da Marvel, seja o da Pixar, possuem ainda algumas outras ligações curiosas, como por exemplo, o fato de terem sido indicados a apenas uma categoria do Oscar de 2019 e não levado o prêmio. Enquanto os efeitos visuais de Guerra Infinita foram barrados por O Primeiro Homem, a animação do premiadíssimo estúdio Pixar não conseguiu vencer o favorito daquela temporada, Homem-Aranha: No Aranhaverso, que levou a melhor na categoria de Melhor Animação.

Mesmo assim, os filmes seguiram sendo bastante elogiados pela crítica, ostentando um certificado “fresh” no Rotten Tomatoes, além do selo de aprovação da audiência.

Aah, e não podemos esquecer do herói que os dois filmes têm em comum: Samuel L. Jackson. O astro dá vida ao líder da SHIELD, Nick Fury, assim como também faz a voz do descolado Gelado, aliado da Família Pêra.

E você poderá conferir a saga dessas duas grandes famílias numa verdadeira Batalha de Heróis promovida pelo canal Telecine Pipoca e pelo Telecine direto pela internet. nesse fim de semana. Os Incríveis 2 Vingadores: Guerra Infinita embalam uma sequência de filmes, onde heróis diferentes vão disputar a atenção nos próximos dias e mostrar que têm espaço para todo mundo, apesar de cada um ter o seu preferido.

Para dar a largada, a primeira apresentação fica entre os sarcásticos Deadpool 2 Thor: Ragnarok. Na sequência, de um lado está a família dos Vingadores: Guerra Infinita e, logo após, o clã de Os Incríveis 2. A coisa vai ficar séria quando T’Challa, o Pantera Negra, abre caminho para a força da Mulher-Maravilha. Por último, o desafio é debaixo de máscaras: Homem-Aranha: De Volta Ao Lar encara Homem-Formiga e a Vespa.

Como um bom fã de heróis, você deve se ligar no Telecine!

 

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Bacharel em Cinema e Audiovisual, potterhead das antiga, filho dos filhos do átomo, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira