Capa da Publicação

Batalha de Heróis: Mascarados – Homem-Aranha: De Volta Ao Lar x Homem-Formiga e a Vespa!

- – Não, os dois não são insetos!

Por Guilherme Souza Na natureza, aranhas e formigas são seres minúsculos, mas que, muitas vezes, realizam feitos grandiosos e são de extrema importância para o ecossistema. Isso também não é diferente nos filmes do Marvel Studios e se você é um fã deles, sabe que estamos falando do Homem-Aranha e do Homem-Formiga

Antes que a Marvel pudesse usar o Homem-Aranha em seus filmes, o estúdio planejou usar o Homem-Formiga como seu “substituto espiritual”, afinal, embora os poderes deles não sejam sequer similares, as personalidades de Scott Lang e de Peter Park são bem parecidas, principalmente no jeito tagarela e brincalhão ao enfrentarem bandidos. 

Com a chegada do Aranha no MCU, Lang conseguiu ganhar sua própria voz e fixar sua própria franquia, que aliás, teve grande impacto e importância nos eventos de Vingadores: Ultimato. 

A primeira vez que o Aranha e o Formiga se encontraram nas telonas, foi durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil. Embora o filme sirva como a apresentação do Homem-Aranha nesse universo, aquela já era a segunda aparição do Homem-Formiga nos cinemas, o que fez com que ele ganhasse uma certa evolução em relação ao seu primeiro filme solo, principalmente em relação aos seus poderes, que além de serem usados para diminuí-lo ao tamanho de uma formiga, também foram usados para deixá-lo em uma forma colossal, impressionando os demais heróis que estavam na batalha do aeroporto. 

Felizmente, a bagagem cultural de Peter Parker permitiu que o jovem herói bolasse um plano para derrotar o Homem-Gigante.

Os eventos da Guerra Civil afetaram tanto Peter quanto Scott, porém as consequências foram muito mais duras para Lang, conforme vemos em seu segundo filme solo. Em Homem-Formiga e a Vespa, vemos que Lang teve de fazer um acordo com o governo norte-americano, afinal, ao ajudar o Capitão América, ele acabou se tornando um criminoso. 

Como forma de evitar uma nova prisão, o herói acabou tendo de ficar confinado em sua própria casa, porém a decisão de ajudar o Capitão não afetou somente ele. Hope Van Dyne e Hank Pym, detentores do traje do Homem-Formiga e das Partículas Pym que concedem os poderes do herói, também foram considerados criminosos, afinal, Lang estava usando a tecnologia deles durante a batalha do aeroporto.

No segundo filme do Formiga, vemos Hope ganhando mais destaque e se tornando a heroína conhecida como Vespa – e seu nome no título no longa é mais do que merecido. Juntos, Hope e Scott enfrentam uma nova ameaça e tentam descobrir uma maneira de resgatar Janet Van Dyne, mãe de Hope e a Vespa original, do Reino Quântico

Como vimos em seu primeiro filme solo, Scott teve um breve contato com essa dimensão microscópica, porém no segundo filme descobrimos muito mais sobre ela e sua importância para os eventos de Vingadores: Ultimato.

Quanto ao Aranha, depois de voltar da batalha contra o Capitão América, Peter Parker tem de se habituar novamente à vida de um adolescente comum, mesmo que a experiência que viveu ao lado do Homem de Ferro tenha mudado sua vida para sempre. 

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, primeiro filme do Aranha no Universo Cinematográfico Marvel, vemos Parker fazendo de tudo para ser notado novamente por Stark e ser convocado para uma nova missão grandiosa, porém mesmo com poderes extraordinários, o garoto ainda precisa entender que é apenas um adolescente e que Stark presa por seu bem-estar. 

Para felicidade de Peter, uma ameaça misteriosa surge, o que faz com que seus poderes e habilidades sejam colocados à prova, porém toda a euforia do garoto acaba nos mostrando que ele ainda tem muito o que aprender.

O longa é um ótimo pontapé inicial para o Aranha nesse universo e adiciona mais uma bela camada no relacionamento entre Peter e Tony Stark, algo que irá se desenrolar melhor em filmes como Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato

Tanto Homem-Formiga e a Vespa quanto Homem-Aranha: Longe de Casa são ótimos filmes para descobrir o que acontece após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, além de servirem como excelentes prelúdios para os próximos dois filmes dos Vingadores que foram lançados posteriormente. 

Caso ainda não tenha visto esses filmes ou queira revê-los, não perca o especial Batalha de Heróis do Telecine. O especial veio para colar os fãs de quadrinhos no sofá e aquecer a programação de férias do canal. De 18 a 21 de Julho, dois super-filmes serão exibidos seguidos no Telecine Pipoca e também estarão disponíveis direto pela internet no Telecine, para ninguém perder essa disputa. Você pode conferir todas as informações desse confronto clicando aqui.

Aproveite e confira algumas imagens de Homem-Aranha: Longe de Casa, filme que se passa após os eventos de Vingadores: Ultimato:

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'