Capa da Publicação

IT: Capítulo 2 – Diretor fala sobre adaptar uma das cenas mais polêmicas do livro!

- – A cena foi baseada em uma história real!

Por Gus Fiaux → Quem já leu IT: A Coisa, sabe que o que não falta no romance de Stephen King são mortes brutais provocadas pelo palhaço Pennywise. Nas duas vezes em que assombra a cidade de Derry, ele deixa para trás um rastro de sangue e de balões, enquanto vitimiza crianças e até mesmo adultos em sua caçada macabra.

Uma das cenas mais chocantes do livro é o assassinato de Adrian Mellon, um homem gay que sucumbe às garras do palhaço assassino após sofrer, junto de seu namorado, Don Hagarty, agressões violentas por parte de um grupo de vândalos homofóbicos. A cena chocou na época de lançamento do livro, mas em entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor Andy Muschietti disse ser um elemento crucial da trama: “Sempre foi uma parte essencial da história”. 

Ele então relembrou a minissérie dos anos 90, protagonizada por Tim Curry e que foi reeditada para funcionar como um filme de três horas. De acordo com ele, a ausência dessa cena nessa adaptação é algo questionável:

“Tudo bem, era na televisão e eles não tinham a possibilidade de fazer algo com classificação R-Rated nem nada do tipo. Mas, na minha visão do filme, Adrian Mellon sempre esteve lá. O impacto daquele evento em minha mente sempre foi muito profundo. Para mim, não havia escolha nesse sentido.”

Muschietti então relembrou um fato importante sobre a cena. Stephen King a escreveu inspirado em um caso real vivido no Maine. Em 1984, um garoto chamado Charlie Howard fora brutalmente assassinado por homofóbicos, e seu corpo foi encontrado em um canal. A notícia impactou tanto o autor que ele a transformou em uma cena do livro, e Muschietti afirma ter feito uma pequena mudança para que a cena fosse mais ligada ao caso real:

“É uma dessas coisas que realmente causou um impacto em Stephen King quando ele estava escrevendo ‘It’. Então, ele decidiu incluir. Claro, os nomes estão trocados, mas a cena aconteceu quase da mesma forma que é descrita no livro, e Charlie morreu submerso na água do canal. [Charlie] era asmático, e isso fez as coisas ficarem piores. Eu adicionei na cena o fato de Adrian ser asmático. Para mim, sempre foi uma cena essencial da história.”

A cena tem sua importância na trama por ser um dos primeiros ataques que comprova o retorno de Pennywise à Derry, forçando Mike Hanlon a contatar o restante do Clube dos Perdedores para retornar à cidade. No novo filme, Adrian Mellon será interpretado por Xavier Dolan, um famoso cineasta e ator canadense.

 

Veja também: IT: Capítulo 2 – Liberadas as primeiras reações da crítica sobre o filme!

Na galeria abaixo, fique com imagens do longa:

IT: Capítulo 2 chega aos cinemas no dia 5 de setembro.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux