Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – Produtora explica por que alguns trajes foram feitos com efeitos visuais!

- – Ficaram perfeitos!

Por Gus Fiaux → Em filmes de super-heróis, é esperado um uso excessivo de efeitos visuais para diversos fins, como cenas de ação, uso de poderes e criaturas não-humanas. Entretanto, vez ou outra esses recursos são utilizados para coisas menores, o que traz algumas curiosidades divertidas sobre a produção de cada longa, como é o caso de Vingadores: Ultimato

Recentemente, a supervisora de efeitos visuais Jen Underdahl deu uma entrevista ao Wired, onde falou um pouco sobre todo o processo de criação digital do filme. Ela falou um pouco sobre como alguns trajes foram criados com CGI, e explicou o motivo. De início, ela falou sobre os trajes de equipe, usados quando os heróis acessam o Reino Quântico para viajar no tempo:

“Os trajes de equipe são uma combinação da tecnologia do Homem-Formiga, de Tony Stark e dos Guardiões da Galáxia. Demorou um tempo até que conseguíssemos planejá-la. Quando nós chegamos à versão final, já estávamos gavando, […] e acabou que a equipe de figurinistas não teve tempo para desenvolvê-las, testar nos atores e fabricar todos os trajes para esses heróis, então acabamos criando-as digitalmente.”

No que diz respeito à Capitã Marvel – que possui dois trajes no filme, um no começo e outro no fim -, o problema foi similar: quando eles finalmente chegaram ao design final desses trajes, a equipe já estava gravando e os figurinistas não conseguiriam produzir o visual a tempo, então eles tiveram que ser criados com CGI:

“O seu traje, cada vez que você o vê no filme, quando ela está completamente trajada, é digital. De novo, os designs desses trajes não estavam prontos a tempo das gravações. Quando você a vê no começo, quando ela está resgatando Tony Stark, e quando você a vê voltando, quando ela está falando com Nat no complexo dos Vingadores, com Rocket e Nebulosa, e na batalha final, quando ela volta e salva o dia, tudo aquilo são trajes digitais.”

Ultimato é a prova de como os efeitos visuais evoluíram em Hollywood. Por mais que diversos trajes tenham sido construídos digitalmente, mal conseguimos perceber – como é o caso dos trajes de equipe, que possuem um visual e uma textura muito real, quase como se fossem reais.

E essa não é a única conquista técnica do filme. Embora Guerra Infinita já tivesse revolucionado com a captura de movimentos de Thanos, o segundo filme vai além, com uma batalha épica entre os Heróis Mais Poderosos da Terra e o Titã Louco. A essa altura, ao menos uma indicação no Oscar já é esperada.

Na galeria abaixo, fique com imagens e artes conceituais do filme:

Vingadores: Ultimato está disponível em DVD Blu-Ray.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux