5 atores que poderiam substituir Robert Downey Jr. em Homem de Ferro

Capa da Publicação

5 atores que poderiam substituir Robert Downey Jr. em Homem de Ferro

Por Felipe Lima

Walt Disney Pictures e Marvel Studios não tem intenções de aposentar o personagem de Tony Stark, muito menos pensam em “rebootar” franquia uma vez que Robert Downey Jr. abandonar a armadura.

Em abril de 2012, o presidente da Marvel Studios Kevin Feige comparou o papel de Tony Stark e seu alter ego Homem de Ferro ao de James Bond, dizendo que a Marvel planeja fazer as continuações dos filmes nos moldes do agente secreto.

Com Robert Downey Jr. já planejando deixar o Homem de Ferro no passado, para investir em outros meios artísticos, a Marvel já está planejando seu próximo movimento ficando de olho em prováveis candidatos ao posto.

Para considerar quem poderia assumir o papel devemos levar em conta como Robert Downey Jr. estava no início do trabalho como homem de ferro. O ator se recuperava do vício das drogas e lutava para reconquistar seu espaço em Hollywood. Depois de algumas tentativas fracassadas de bilheteria, Homem de Ferro (2008) serviu como um verdadeiro retorno, e selou seu destino como uma peça importante no show business. A Marvel vai atrás de alguém que precise de um impulso semelhante? Ou vão atrás de um recém-chegado para transformá-lo em um peixe grande? Com a proximidade de 2015 esse parece ser um trabalho árduo.

Mas nós daremos uma mãozinha e apresentaremos 5 concorrentes que não faria feio no papel do ferroso.

1 – Timothy Olyphant (44 anos)

NEgpBT5JfxXrkg_1_1

Timothy Olyphant não precisa de um retorno, mas ele nunca deixou sua marca no cinema do modo como o fez na televisão. Depois de vários papéis coadjuvantes em filmes no início dos anos 2000, o ator mostrou-se dono de uma presença marcante ao interpretar o xerife de Deadwood. Alguns anos depois, ele incorporou a mesma arrogância e “casca grossa” para o papel de Raylan Givens em Justified, que cresceu para além do seu público cult para se tornar um hit cultural genuíno. Timothy Olyphant é capaz de conquistar a empatia do espectador mesmo quando toma atitudes duvidosas que deixariam outro ator em uma situação complicada. Além de ter um visual perfeito. Ele é a nossa escolha número um para Tony Stark.

2 – Leonardo DiCaprio (38 anos)

NEgpBT5JfxXrkg_1_2

Ele é um dos que mais se parecem com o Tony Stark, ao analisarmos o perfil de nossos concorrentes fora das telonas. Ele se parece mais com o Tony Stark do que o próprio Robert Downey Jr.. E ele, também, provou-se muito capaz de interpretar papéis arrogantes sem se tornar desagradável. Apesar de Leonardo DiCaprio já ter uma série de sucessos na bagagem e não necessitar de nenhum retorno às telonas, o ator ainda não interpretou um super-herói, ou integrou o elenco de algum filme da Disney, o que a maioria de seus concorrentes já fez. Se ele pretende ingressar nesse mundo, não haveria um papel melhor para ele. E ele é provavelmente a melhor escolha da Disney, também.Seria a combinação perfeita, o ator vive buscando filmes que o desafiem de maneira artística, encenar o playboy bilionário que brinca com robôs parece um desafio e tanto. Homem de Ferro quer e precisa de alguém como Leonardo DiCaprio, mas será que os estúdios pagariam o cachê que o ator cobraria?

3 – Jon Hamm (42 anos)

NEgpBT5JfxXrkg_1_3

Como Timothy Olyphant, Jon Hamm já consolidou seu nome na televisão, estrelando com sucesso o drama Mad Men, mas ele nunca levou a personalidade marcante de Don Drapper para as telonas. O papel do Homem de Ferro serviria para levar seu comportamento cavalheiresco e atitude arrogante para um público mais amplo. Com o cabelo penteado para trás e um bigode fino de lápis, ele daria uma qualidade mais retro ao personagem, remetendo às raízes de Stark como um herói dos anos 60. Ele também parece ser bom balançando um bom copo de uísque em suas mãos, e pode ser um dos poucos atores capazes de encarnar os aspectos alcoólatras de Tony Stark de forma inteligente, bem-humorada e que não vai pesar no personagem tornando-o depressivo e assustando as criancinhas. Ele tem uma qualidade de pai que deve cair como uma luva no personagem. No entanto, ele pode ser um pouco sexy demais para o papel de Homem de Ferro. Isso poderia acabar afastando os fanboys.

4 – Colin Farrell (36 anos)

NEgpBT5JfxXrkg_1_4

Colin Farrell, provavelmente, é o candidato que tem mais em comum com Robert Downey Jr. Ele já passou por problemas com o abuso de substâncias ilícitas, e tem se esforçado para consolidar seu nome em Hollywood por anos. Apesar de protagonizar alguns filmes mais conhecidos, ele nunca teve o hit que seu talento merece, nem tem seu nome reconhecido como um dos figurões do cinema. Ele precisa de um grande filme como Homem de Ferro, neste ponto de sua carreira, e ele tem a idade certa. Seus melhores papéis são em filmes que misturam ação com comédia, características típicas de Tony Stark e sempre presentes no filme do herói. Colin Farrell pode ser uma escolha improvável, mas as escolhas da Marvel sempre são nada convencionais. Ele teria que perder seu sotaque irlandês, o que nunca foi legal, e cultivar um pouco de bigode, além disso ele é ótimo com piadas rápidas. Ele também sabe equilibrar muito bem arrogância com simpatia, um dos principais atributos que os diretores buscarão em quem pretende se tornar o mais novo bilionário.

5 – Norman Reedus (44 anos)

NEgpBT5JfxXrkg_1_5

Essa seria uma tacada de mestre da Marvel. Norman Reedus já possuía um grande grupo de seguidores cult com Boondock Saints antes mesmo de se tornar o queridinho Daryl em The Walking Dead. Ele é amado por milhões de fanboys, bem como mães e crianças. Se tornar o Homem de Ferro pode elevá-lo a um novo nível. No entanto, o ator ainda não provou que pode fazer comédia. Isso pode ser bom. Talvez já esteja na hora de alguém trazer um elemento novo para o personagem de Robert Downey Jr.. Talvez seu Tony Stark seja um pouco mais sério. Um pouco menos certo de si mesmo. Ele está mais inseguro. Norman Reedus tem a capacidade de incorporar os pontos fortes do personagem, ao mesmo tempo, trazendo alguns elementos que poderão ser interessantes para o público. As pessoas estão prontas para vê-lo assumir um papel maior. Você acha que o personagem cairia bem para ele? Seu irmão na série, Michael Rooker, já garantiu um papel em Guardiões da Galáxia da Marvel. Talvez esteja na hora de Norman ganhar sua chance como herói…

E aí, achou que alguém ficou de fora da lista?

Sou da turma que gostaria de ver Robert Downey Jr. interpretando o ferroso eternamente, mas parece que nosso sonho não vai ser realidade, galera.

Vamos torcer para que o próximo gênio, playboy, milionário e filantropo faça jus ao legado deixado pelo eterno Homem de Ferro.