Artista cria Action Figure própria através de Impressão 3D

Capa da Publicação

Artista cria Action Figure própria através de Impressão 3D

Por Fernando Maidana

A cada dia que se passa a tecnologia de impressão 3D impressiona ainda mais (rsrs). Já se criaram sapatos, roupas e até armas utilizando-se da técnica que consiste em criar um objeto tridimensional virtualmente, através de softwares de modelagem, e imprimi-los nos aparelhos que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.

Dessa vez, o usuário conhecido como Hauke publicou fotos de sua Action Figure. O Personagem “Dan Generiko” criado pelo próprio Hauke foi modelado no computador e ganhou vida graças a uma impressora 3D. Isso nos faz pensar em como será o futuro das Action Figures. Como toda tecnologia, é esperado que o preço das impressoras 3D baixem com o passar dos anos e se tornem cada vez mais acessíveis a usuários comuns. Com isso, pode ter início uma nova era de compartilhamento de arquivos em que usuários troquem ou vendam modelos ricos em detalhes criados por eles mesmos e façam concorrência com empresas de Action Figures como Hasbro, Mattel e Sideshow.

A possibilidade de se criar personagens não tão explorados pela indústria e com características que os fãs procuram nos bonecos pode ser o diferencial que leve grandes empresas à ruína. Imagine só o número de pequenas empresas que poderiam surgir e que atendessem aos interesses dos fãs reproduzindo fielmente a aparência do personagem em seus mínimos detalhes. Uma nova espécie de “pirataria” surgiria numa realidade em que graças a uma impressora pudéssemos criar tudo aquilo que nossa imaginação permitisse. Ou nossa habilidade com modelagem 3D limitasse.

A impressão 3D é uma dor de cabeça que já vem incomodando algumas empresas, principalmente com relação a produtos licenciados e marcas registradas, mas por outro lado pode contribuir para melhorar a qualidade e a quantidade de produtos  para um público que nunca se cansa de consumir o que o mercado oferece.

Veja as fotos da Action Figure abaixo:

2

1as