Christopher Nolan fala sobre inspiração ao criar um Batman realista

Capa da Publicação

Christopher Nolan fala sobre inspiração ao criar um Batman realista

Por Leo Gravena

Se baseando no realismos da Metropolis do Super-Homem, assim como a contratação de atores famosos e criticamente respeitados em papéis-chave do filme, Nolas explicou que mesmo com Batman e o Super-Homem sendo personagens diferentes, há aspectos de filmagem que podem ser aplicados a ambos  com sucesso.

Aqui está parte da entrevista:

Um filme do Batman sempre foi algo que você teve vontade de fazer? E havia algo específico que você queria trazer?

Sim, tudo veio de uma maneira bem interessante, meu agente, Dan Aloni, me ligou e disse: “Acho que você não vai se interessar nisso, mas a Warner me ligou e eles estão querendo fazer um Batman.” Eles já haviam parado de fazer os filmes há um bom tempo, e naquela época ninguém usava a palavra “reboot”, isso não existia, então era uma questão de: “O que você gostaria de fazer com isso?” Eu disse, “Bem, na verdade, tem algo no qual estou interessado”, porque é um dos filmes pelo qual sou muito influenciado e não falamos sobre é o Superman do Dick Donner, de 1978. O filme fez uma grande impressão em mim. Eu consigo me lembrar dos trailers, de tudo. E era óbvio para mim que mesmo sendo brilhante, o que Tim Burton fez com o Batman em 1989, mesmo sendo um sucesso mundial, não era uma história de origem, não era uma épica história no mundo real; era algo muito Tim Burton, muito idiossincrático e gótico. Mas deixou essa importante lacuna na cultura pop, tivemos o Superman de 1978, mas nunca tivemos um Batman de 1978, onde você vê sua história de origem, onde o mundo é o mundo em que vivemos, mas tem aquela figura extraordinária ali. E isso é o que funcionou tão bem no filme do Dick Donner. Então eu entrei no estúdio e disse: “Bem, é isso o que eu quero fazer”. E eu nem me lembro de onde saiu o “reboot”, masfoi após Batman Begins. Então não tínhamos ideia dessa referencia ou que estávamos recomeçando uma franquia. Era mais algo tipo, “ninguém nunca fez essa história de origem desse jeito e tratou como um grande filme de ação, tipo um blockbuster de ação contemporâneo.”

Preso no realismo…

O que eu amei sobre Superman é o jeito que Nova York se parecia com Nova York, ou que Metropolis se parecia com Nova York; Metropolis parecia uma cidade que você podia reconhecer. E então tinha esse cara voando sobre as ruas. “Isso é incrível, então vamos fazer isso com o Batman, e vamos colocar um elenco incrível”, o que é o que haviam feito naquele filme, e que eu não vi sendo feito desde então. Eles tinha todo mundo, de Marlon Brandon até Glenn Ford, fazendo o pai do Superman, sabe, era um elenco fantástico. Então começamos a colocar esse incrível elenco, em torno do Christian Bale, que parecia ser perfeito para o Batman, mas trazer Sir Michael Caine e Gary Oldman e Morgan Freeman e Tom Wilkinson. Foi apenas incrível.

Em outro ponto na entrevista, Nolan discutiu porque ele tentou ser mais seguro ao fazer Batman Begins, e não já preparou uma trilogia. Soltando os filmes a cada três ou quatro anos, ele disse, permitiam que ele avaliasse a percepção da critica e audiência, e para criar uma sequencia que mostraria o que os filmes do Batman haviam “se tornado”, ao invés do que ele imaginava ao criar a série.

Ele admitiu que a Warner estava interessada em ouvir ideias para uma franquia desde o inicio, porém ele e o escritos David S. Goyer evitaram a questão.

Fonte: ComicBook