As melhores loucuras do mundo estão conectadas em Dirk Gently’s Holistic Detective Agency!

Capa da Publicação

As melhores loucuras do mundo estão conectadas em Dirk Gently’s Holistic Detective Agency!

Por Márcio Jangarélli

Que a verdade seja dita: você precisa estar psicologicamente preparado para adicionar essa aventura na sua lista, porque na maior parte do tempo, a pergunta que te rondará é: o que car#lhos está acontecendo?

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é uma adaptação em oito episódios de uma das obras do ícone nerd Douglas Adamso autor de “O Guia do Mochileiro da Galáxia”. Se você está familiarizado e ama sua obra mais famosa, é bem provável que Dirk Gently te capture de primeira, quando o espírito da coisa, as maluquices e toda a narrativa possuem o melhor clima que o autor pode evocar.

Para você, se perguntando sobre o que é essa série, vou tentar deixar um resumo sem spoilers. A trama acompanha o Todd, um cara bem comum, que trabalha em um hotel, e que, certo dia, vivencia uma experiência estranha durante seu turno. Logo depois, o rapaz encontra a cena de assassinato mais absurda que você pode imaginar.

Após ser demitido, ele chega em casa e conhece o peculiar Dirk Gently, que se diz um “detetive holístico” que precisa da ajuda de Todd para desvendar um mistério. As coisas, até aqui, já são absurdas, mas o resto da história envolve poderes sobre-humanos, assassinatos brutais, máquinas de energia infinita, transferência de corpos e viagem no tempo, coisas, labirintos mortíferos, tubarões, cães, gatos, assassinos e coincidências sensuais.

No melhor padrão que a Netflix pode oferecer, a série é simplesmente genial; Hiperativa, rápida, dá todos os nós possíveis na sua cabeça, MAS resolve todos eles e abre espaço para aventuras ainda mais lunáticas e sensacionais. O elenco é genial: como protagonistas temos Elijah Woodsim, o Frodo – e Samuel Barnett e a química entre os dois é fantástica. Outro destaque é a Bart de Fiona Dourif, perigosamente deliciosa de se assistir. Produção, trilha sonora, roteiro, arte e edição, todos no ponto; Parabéns para o showrunner, Max Landis

Claro que a série tem seus problemas. Em certos pontos, ela é rápida demais, você se vê perdido e demora um pouco para retomar. Também é uma produção de nicho específico, que não deve agradar todo mundo. Porém, não tem nenhum grande fator que atrapalhe realmente o andar das coisas, então, mesmo que tenha chegado tarde – estreou na BBC America em Outubro e na Netflix só nesse mês – já foi direto para o pódio de melhores do ano.

É difícil falar sobre Dirk Gently sem soltar algum spoiler e, por mais que seja algo que não fará o menor sentido aqui, pode atrapalhar sua experiência de ficar maluco com a história. A graça é essa – estar tão perdido quanto o Todd! Como um tubarão matou as pessoas na cobertura de um hotel? Quem são essas pessoas esquisitas? O que é esse cachorro? Porque esse gato é importante? O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Assim como o protagonista, assistir essa série é como ser uma folha ao vento, sendo levado aos lugares mais inusitados possíveis.

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency está na nossa lista com as 10 melhores séries nerds de 2016! Confira todos os listados abaixo:

O que você está esperando para assistir? Dirk Gently’s Holistic Detective Agency está disponível na Netflix!