Doutor Estranho – Roteirista fala sobre a polêmica do elenco do filme!

Capa da Publicação

Doutor Estranho – Roteirista fala sobre a polêmica do elenco do filme!

Por Fernando Maidana

Recentemente, Hollywood tem sido alvo de diversas críticas devido à sua prática de Whitewashing, que consiste em representar personagens de outras etnias com atores caucasianos. Foi assim em Deuses do EgitoGhost In A Shell, que substituíram seus principais personagens por atores brancos.

Agora, Doutor Estranho enfrenta o mesmo dilema. Depois de escalar Tilda Swinton para dar vida ao Ancião, que nos quadrinhos é um homem tibetano, a Marvel passou a receber duras críticas de alguns fãs. C. Robert Cagill defendeu a Casa das Ideias.

“O Ancião é um esteriótipo extremamente racista. Ele foi criado em uma época em que não se tinham muitas informações sobre o local. Além disso, o personagem original é Tibetano, portanto teríamos que escalar um ator Tibetano para agradar os mais críticos. A região tem enfrentado diversos conflitos por conta de sua separação com a China e isso poderia impedir a entrada do filme em um dos maiores mercados cinematográficos do mundo! Foi uma decisão política para a adaptação.”

Já o chefão da MarvelKevin Feige, tentou explicar a decisão do estúdio pautado na mística do personagem.

“Os feiticeiros estão por aí há milênios, nos protegendo de coisas que nem sabíamos que existiam até toda essa história vir à tona. Existem diversos Anciões nos diferentes universos. Por mais que eles vivam por centenas de anos, o manto do Ancião é apenas um título. Esse manto que é passado nos deu a liberdade para escalar qualquer um em seu papel.”

O que vocês acham?

Doutor Estranho estreia no dia 3 de Novembro!

Fonte: ComicBook