Attack On Titan: 2.12 – A muralha que esconde a verdade vai cair!

Capa da Publicação

Attack On Titan: 2.12 – A muralha que esconde a verdade vai cair!

Por Fernando Maidana

Grito começa do exato ponto em que fomos deixados na semana passada. Embora a Tropa Exploratória tenha conseguido resgatar Eren, o Titã Encouraçado surpreendeu os Soldados atirando Titãs contra o grupo, o que os obrigou a entrar em combate.

O episódio começa com uma sensação de impotência, de que tudo o que vimos foi em vão. Pra piorar, a Titã Sorridente que devorou a mãe de Eren, no primeiro episódio do Anime, retorna para assombrá-lo.

Hannes intervém mais uma vez. O personagem vê uma chance de se redimir por ter deixado Carla ser devorada, mas decide acabar com a vida da Titã com requintes de crueldade, eviscerando cada parte de seu corpo. Errou feio, errou rude! Em meio ao êxtase, Hannes se deixa se capturado e é devorado ainda vivo pela Titã. Mais uma grande perda para a série.

Aqui, vemos como a Segunda Temporada de Attack On Titan mudou seu foco. É inegável que a saga tenha chamado atenção por conta de sua temática bizarra. Afinal de contas, são monstros gigantescos que tem como objetivo devorar humanos, reclusos em uma sociedade medieval e com um recurso extremamente inovador para combatê-los.

Hannes é devorado pela Titã Sorridente

E por mais que, à primeira vista, Attack On Titan nos prenda pela violência e pelo fator novidade, o modo que a história vem sendo contada evolui a cada episódio.

É claro que queremos ver cenas de ação. É claro que queremos descobrir o segredo por trás dos Titãs e ver Eren conseguindo sua vingança. Mas a Segunda Temporada conseguiu nos prender e nos entregar grandes momentos mesmo sem avançar grandes passos na história.

Algumas pessoas podem ter ficado frustradas – eu as entendo – já que o grande gancho da primeira temporada nem mesmo foi respondido. Nós ainda não sabemos qual a importância da Igreja da MuralhaAnnie foi um recurso utilizado por Armin apenas para distrair Bertholdt e mesmo o papel de Historia não foi esclarecido, mas Attack On Titan se preocupou em “dar liga” a tudo o que permeia seu universo.

Existem poucas “buchas de canhão” – até porque a maioria já foi devorada. Agora, todos os personagens tem nome, rosto e um passado com o qual nos importamos. E cada perda será ainda mais sentida. Cada traição terá um peso ainda maior. Cada revelação nos impactará como uma bomba.

Mas mesmo sem avançar muito na história, a Season Finale nos entregou grandes momentos. A declaração de Mikasa acreditando que aquele seria o último momento ao lado de seu amado e a reação de Eren levantando-se com seu discurso de protagonista foram impagáveis. Era quase como se o Titã ao fundo implorasse: Beijem-se logo, eu nunca te pedi nada!

Arte Promocional

Mas eis que uma das surpresas da série se faz presente. Descobrimos que Eren possui um poder conhecido como Coordenada, que Reiner Bertholdt pareciam já conhecer, mas ficam surpresos ao vê-lo despertar em Eren. E é basicamente o que o nome sugere. Eren escolhe um alvo e todos os Titãs próximos partem para atacá-lo. Isso, certamente, dará uma dinâmica muito interessante à série.

Além disso, depois de um discurso de HistoriaYmir resolve deixar seu amor para trás e partir com os traidores. Parece que a garota está em busca de redenção, por ter devorado o amigo da dupla, mas quais serão suas verdadeiras intenções?

Hange também parece ter feito alguns avanços ao descobrir que parte dos Titãs surgiram a partir dos moradores de Ragako. O que é quase um insulto ao espectador, já que ela sempre foi mostrada como uma mente brilhante dentro da Tropa Exploratória e isso parecia óbvio desde o começo da temporada.

Também temos um relance de uma figura misteriosa sobre o Titã Bestial. É difícil não relacionar sua silhueta à imagem do pai de Eren, embora o novo personagem seja loiro. Qual será sua importância dentro da trama?

Segunda Temporada de Attack On Titan terminou e – mais uma vez – temos mais perguntas do que respostas. Pelo menos, a Terceira Temporada já está confirmada para 2018. Mesmo assim, o Anime vem nos mostrando que mais importante do que presenciar uma batalha é entender a história e as motivações de cada um dos lados. É se importar e lembrar que por mais que o inimigo pareça diferente e desconhecido, ele ainda é humano.

Agora que a notícia acabou, aproveita para conferir o vídeo mais novo no nosso canal!