Preacher 2.09 – Você não pode mandar no que não pode te ouvir!

Capa da Publicação

Preacher 2.09 – Você não pode mandar no que não pode te ouvir!

Por Fernando Maidana

Puzzle Piece já começa com uma sequência surpreendente por fugir das tradicionais cenas de ação da série (que ainda assim são excelentes).

FeatherstoneHoover convencem Herr Starr a eliminar Jesse Custer, mas o chefe de uma das divisões do Graal não parece dar muita importância para um simples pregador. Apesar disso, um esquadrão inteiro é eliminado por JesseCassidy e seu novo aliado, o vampiro Dennis.

A cena contrasta com o que vimos anteriormente, já que em vez de trilhas agitadas, sangue vermelho se espalhando pelos cômodos e muitos gritos, temos um silêncio quase ensurdecedor e uma câmera noturna que nos deixa com a impressão de filmes de terror que utilizam o recurso de “filmagem amadora”.

O momento também serve para nos introduzir a nova forma de Dennis, que, de fato, foi transformado em vampiro pelo seu pai. Agora, ele tem de se acostumar a uma nova vida. O que deixa Jesse incomodado.

Na verdade, todo mundo está incomodado na segunda temporada.

Jesse continua cego em sua busca por Deus, negligenciando seus amigos sem perceber que está afastando o amor de sua vida. Tulipa, por sua vez, ainda não conseguiu superar seu encontro com o Santo dos Assassinos e encontra na violência uma forma de extravasar sua frustração. Já Cassidy sente-se traído pelo Padre, já que ele não quis usar o poder de Genesis para ajudar Dennis, mas não se incomodou em usá-lo para botar Tulipa para dormir.

Mais ainda… Nós também nos sentimos incomodados com essa situação. As coisas estão estranhas e o público também fica sem saber qual lado apoiar.

Hoover e Featherstone / AMC Divulgação

Do lado do Graal, vimos um pouco mais do excêntrico Herr Starr. O seu encontro descreve perfeitamente o que é o personagem dos quadrinhos. Ele não se importa se está diante da filha do governador da Louisiana. Herr Starr quer o que quer e não mede esforços para conseguir.

O problema é que ele não sabe o que quer… Suas experiências o deixam cada vez mais frustrado, até que ele é convencido por Featherstone a deixar que Hoover encontre profissionais capazes de lidar com sua frustração.

A cena é uma boa adaptação dos quadrinhos, alterando o modo como os eventos acontecem, mas transcrevendo-os de forma em que fazem sentido dentro da trama televisiva. Assim, os agentes salvam sua pele e Herr Starr consegue o que queria…

Confesso que esperava que essa cena fosse mais brutal e menos permissiva. Nos quadrinhos, Herr Starr também é estuprado, mas fica completamente irracional após o episódio, buscando vingança. Até que, eventualmente, ele percebe que, de fato, gostou da coisa…

Mais uma vez, Jesse é cego por sua jornada e isola-se em uma paranoia que acaba envolvendo seus amigos e boa parte da força policia de Nova Orleans.

No entanto, uma fala das fitas de segurança chamou a atenção de Herr Starr. Nos quadrinhos, o homem do Graal planeja dar um golpe na instituição e tenta convencer Jesse a se unir ao seu plano para se tornarem os “novos salvadores” da humanidade.

Provavelmente, o encontro no bar deve servir para Starr tentar trazer Jesse para seu lado.

Devemos lembrar que o Graal ainda tem o BRAD ao seu lado. Por mais que seja capaz de controlar os humanos, Jesse não pode impedir que um Drone Militar o destrua! Assim, Starr também tem suas cartas na manga. Quem conseguirá blefar melhor?