Vamos falar DAQUELE easter-egg no final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar?

Capa da Publicação

Vamos falar DAQUELE easter-egg no final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar?

Por Felipe de Lima

Atenção: Alerta de Spoilers!

Sabe quando você assiste a um filme e fica eufórico com o que pode acontecer depois dele? Homem-Aranha: De Volta ao Lar me deixou assim. Além de ser a primeira aventura de Peter no Universo Cinematográfico da Marvel, o longa também traz algumas revelações que são de explodir a cabeça.

Eu já falei um pouco sobre o easter-egg de Miles Morales aqui e dos outros easter-eggs aqui, mas agora é hora de explicar o novo traje do Homem-Aranha. Ao final do filme, Tony finalmente percebe que Peter merece ser um membro dos Vingadores e o leva para o quartel general da equipe para apresentá-lo oficialmente à imprensa – numa cena que remete à Guerra Civil dos quadrinhos. Como presente, o Homem de Ferro mostra ao teioso o seu novo traje, uma recompensa pelo bom trabalho.

>ARANHA DE FERRO

Aquele traje tem tudo pra ser o Aranha de Ferro – ou pelo menos a versão Universo Cinematográfico da Marvel dele. O design é diferente dos quadrinhos, há inspirações de outros visuais que o Amigão da Vizinhança já teve, mas as funcionalidades parecem ser basicamente as mesmas.

Ilustração do novo traje do Homem-Aranha feita por Winsu Tan.

Pouco antes do início da Guerra Civil dos quadrinhos, Peter ganhou o traje do Aranha de Ferro de Tony Stark como um incentivo para se juntar à Iniciativa, o grupo liderado pelo Homem de Ferro. Contudo, quando Peter decidiu trocar de lado e se juntar aos Vingadores Secretos do Capitão América, ele teve que lutar contra seu antigo patrocinador e acabou tendo o traje destruído quando foi espancado pelos Thunderbolts.

>CAPACIDADES

Aparecendo pela primeira vez em Amazing Spider-Man #529, o Aranha de Ferro criado por Tony Stark tinha um monte de características únicas e trazia mais tecnologias do que o traje clássico de Peter. Alguns desses aparatos, inclusive, já fazem parte do atual uniforme do herói nos cinemas, que conta com tecnologia Stark.

Aranha de Ferro

Nos quadrinhos, um das principais características do Aranha de Ferro são os Três braços mecânicos suplementares que se expandem a partir de um compartimento em forma de círculo que fica nas costas do traje. Uma malha invisível em torno dos braços também permite planar no ar.

O traje possui 17 camadas que servem para controle de temperatura, eletricidade, umidade e proteção contra projéteis. Apesar de ainda ser uma malha colada, o traje tem partes feitas de espuma de titânio nitrílico, que servem como armadura, além de partes de contenção que podem ser usadas para manipular objetos perigosos.

O filtro de máscara possibilita a filtragem de material nuclear, biológico e químico. As lentes melhoradas concedem visão panorâmica, variados modos de visão espectral e sobreposição de informações.

>FUTURO

Com o Homem-Aranha aparecendo em Vingadores: Guerra Infinita, é muito provável que o novo traje faça sua estreia no terceiro filme dos Maiores Heróis da Terra. Apesar de ter decidido continuar sendo apenas do Amigão da Vizinhança, o teioso será fundamental na luta contra Thanos, o Titã Louco. E, para enfrentar um inimigo tão poderoso, toda tecnologia é bem vinda.

Entretanto, os fãs de quadrinhos não são grandes admiradores do Aranha de Ferro. Na verdade, houve muitas críticas à Marvel na época em que o Homem-Aranha se uniu à Iniciativa durante a Guerra Civil. Era algo que ia contra o código de conduta que o personagem manteve por tantos anos. A revelação de sua identidade é, de longe, a pior decisão que Peter já tomou na vida. A troca de lado veio apenas como uma resposta para mostrar que ele ainda conseguia diferenciar o certo do errado e que sua moralidade continuava intacta.

Homem-Aranha em Guerra Civil

Ainda é cedo para afirmar que veremos Homem-Aranha e Homem de Ferro em lados opostos nas telonas em uma possível segunda Guerra Civil. Porém, se fosse pra apostar, eu diria que a divisão dos Vingadores não acabou no último filme Capitão América e que as suas reverberações ainda vão afetar – e muito – o Universo Cinematográfico da Marvel.

 

Homem-Aranha: De Volta ao Lar já está em exibição nos cinemas. Confira nossa lista de easter-eggs e referências: