X-Men Gold – Marvel libera declaração oficial sobre controvérsia envolvendo desenhista da revista!

Capa da Publicação

X-Men Gold – Marvel libera declaração oficial sobre controvérsia envolvendo desenhista da revista!

Por Gus Fiaux

Se você acompanha razoavelmente o mundo de quadrinhos e publicações, deve ter ouvido, ao longo do final de semana, a grande polêmica envolvendo o desenhista Ardian Syaf, de X-Men Gold. O artista, de origem indonésia, fez um protesto disfarçado a Basuki Tjahaja Purnama, o atual governador – cristão – de Jacarta. Ao longo da edição, ele desenhou Colossus usando uma camisa na qual pode se ler QS 5:51, uma referência ao quinquagésimo primeiro versículo do quinto capítulo do Alcorão, onde pode-se ler:

Ó vós que acreditais, não tomais Judeus e Cristãos como aliados. Eles são, em verdade, aliados entre si. E quaisquer que sejam os aliados deles entre vós – são de fato, unos com eles. De fato, Alá não guia os ímpios.

A mensagem ficou subentendida como uma carta de ódio aos cristãos, que apesar do domínio cultural e religioso no ocidente, ainda são discriminados e perseguidos em boa parte do Oriente Médio. Além disso, em outro painel, vemos Kitty Pryde – que, vale notar, é judia – em frente a um local onde pode ser ler 212, uma referência ao dia  12 de dezembro de 2016, quando aconteceu uma série de protestos na Indonésia para que Purnama fosse deposto do governo, sob acusações de blasfêmia do Alcorão.

Isso revoltou os leitores, já que as HQs dos X-Men sempre pregaram inclusividade de minorias. E como resultado, a própria Marvel se manifestou: “As alegadas artes de X-Men Golds foram inseridas sem conhecimento de seus significados relatados. As referências implícitas não refletem a visão do escritor, do editor e de ninguém na Marvel, e vão em direção oposta à inclusividade pela qual a Marvel e os X-Men sempre batalharam, desde suas origens. Essas imagens serão removidas de novas tiragens, cópias digitais e encadernados. Ações disciplinares estão sendo tomadas.

Com isso, o futuro de Syaf, que é um artista novato, ainda é incerto na Marvel.

X-Men Gold #1 já chegou às bancas norte-americanas. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento do título.

Fonte: Comic Book