10 Jogos para quem gosta de Dark Souls!

Capa da Publicação

10 Jogos para quem gosta de Dark Souls!

Por Lucas Rafael

A tapeçaria de mecânicas e conceitos que compõem Dark Souls vai muito além de sua notória dificuldade – elementos como a interconectividade do mapa, o multiplayer e muito mais serviram como inspiração para diversos jogos, independentes e de grandes estúdios. Curtiu sua experiência com Dark Souls? Então se liga nesses 10 jogos…

Ah, Bloodborne e Demons Souls ficam de fora por serem parte, ainda que indiretamente, da franquia.

Imagem de capa do item

Lords of The Fallen

Lords of The Fallen é o Dark Souls genérico que o seu vício pela franquia pede quando você já enjoou dos NG+ de todos os títulos. O game possui uma estética mais limpa e iluminada, e uma atmosfera diferente e menos sórdida se comparada aos jogos da franquia. Ainda assim, é possível se divertir com o combate, e o ritmo do jogo é pontuado com lutas interessantes contra chefes aqui e ali, necessitando de uma estratégia compassada e não somente ação frenética.

Imagem de capa do item

Necropolis

Necropolis é um daqueles jogos de explorar calabouços, porém, conta com uma estética bem única adornando seu gráficos, assim como um combate metódico e compassado carregado pela influência de Dark Souls. Os ambientes aqui são únicos, a atmosfera é inquietante e a luta, estratégica. e enervante

Imagem de capa do item

Monster Hunter 4 Ultimate

Mudando um pouco o disco agora, vamos falar de jogos que influenciaram Dark Souls, e não que foram influenciados por ele.

O combate compassado estratégico de Dark Souls, entre outras de suas mecânicas, derivam dessa icônica franquia de RPGs. Em Monster Hunter, a fórmula não é exatamente a mesma de Dark Souls, mas os combates contra chefes pontuais são similares. A atenção para sua barra de vida e stamina é essencial em ambos os jogos, e o gerenciamento de cada golpe e movimento precisa ser calculado para sair das situações mais penosas ileso.

Imagem de capa do item

The Surge

Imagine uma variação de Dark Souls ambientada em um futuro distante... é mais ou menos essa a proposta de The Surge, onde o jogador deve combater inimigos futurísticos que não vão pegar leve. Além disso, o jogo ainda leva em conta upgrades na armadura do jogador para facilitar o gameplay. O resultado final não arranha o brilhantismo da franquia da FromSoftware, mas é um passatempo imersivo nos moldes do RPG de fantasia negra.

Imagem de capa do item

Hollow Knight

Proporcionando uma experiência bem similar à de Dark Souls num ambiente 2D, Hollow Knight é maravilhoso em seu minimalismo artístico, sendo desenhado à mão mesmo.

O jogo abraça diversos aspectos da franquia da From Software, e realiza uma tradução respeitosa desses aspectos para o 2D, sem sacrificar a dificuldade e desafios dos jogos que compõem seu DNA.

Imagem de capa do item

Titan Souls

Titan Souls é um jogo que mescla conceitos de Dark Souls e Shadow of The Colossus em uma proposta indie extremamente compensadora.

É um jogo focado somente em batalhas contra chefes, cada uma requer um estratagema e padrões de movimento diferenciados para que o jogador possa triunfar, equipado somente de um arco e flecha, e um botão que faz a flecha voltar caso não tenha acertado nada ainda. A dificuldade pode parecer punitiva, mas a partir do momento em que jogador se aclimata no ritmo das batalhas, o negócio vai que vai, com uma curva de aprendizado similar à de Dark Souls.

Imagem de capa do item

Salt And Sanctuary

Castlevania e Dark Souls entram num bar...

Salt and Sanctuary é um RPG de plataforma que também faz uma transição extremamente respeitosa do gênero para o 2D. O jogo possui chefes desafiadores claramente inspirados pela filosofia de Dark Souls. O destaque aqui é o quão perfeita a transposição da jogabilidade 3D é feita para o 2D, um ótimo jogo para os fãs da franquia e para quem procura por um bom platformer 2D.

Imagem de capa do item

Castlevania: Symphony of the Night

Muitos afirmam que Symphony of the Night é uma aula da game design por si só. Se isso for um fato, Dark Souls certamente aprendeu uma coisa ou outra através dessa aula.

Sejam os mapas interligados, lutas contra chefes únicas e memoráveis, Castlevania é um clássico que influenciou outro clássico.

Imagem de capa do item

The Legend of Zelda: Majora's Mask

Outra franquia cuja inspiração é palpável através de Dark Souls trata-se de Zelda. No entanto, o título da franquia que mais se assemelha aos títulos da From Software em termos de atmosfera, com certeza é Majora's Mask. Existe algo soturno que permeia o título, como a personalidade dúbia e elusiva de diversos NPCs e um clima de perigo eminente, algo que foi completamente abraçado por Dark Souls em sua narrativa.

Imagem de capa do item

Nioh

Nioh é um dos grandes exemplos da influência positiva de Dark Souls na indústria dos games, abraçando os conceitos introduzidos pela franquia e acrescentando elementos próprios para alcançar uma identidade distinta, ainda que similar.

O combate estratégico pode remeter ao da franquia Souls, mas as diferenças de estância em sua arma (e as armas diferenciadas em si) oferecem uma gama louvável de estilos de jogo para você progredir através de um Japão infestado por demônios. Nioh é ótimo para quem quer uma experiência familiar com uma lufada de ar fresco.