10 Lendas Urbanas dos Games!

Capa da Publicação

10 Lendas Urbanas dos Games!

Por Lucas Rafael

Era um período gostoso, onde a maior parte do que se sabia concretamente de jogos eletrônicos vinha das revistinhas especializadas.

A maioria das lendas urbanas sobre videogames são oriundas dessa época, fruto de falta de informação e muita criatividade. Outras, derivam diretamente de fóruns e comentários na internet, como aquela de Majora’s Mask.

Outras lendas acabaram se originando graças a easter eggs dos próprios jogos, se tornando mais do que lendas, uma realidade.

Por fim, reunimos algumas lendas urbanas dos games nessa lista. Não dá pra colocar todas em uma lista só, então, se faltar alguma que te marcou, é só deixar nos comentários.

Imagem de capa do item

Cemitério de Cartuchos

Para abrir a lista bem, vamos começar com esse item peculiar.

A lenda insiste que o México esconde bem mais que a área 51, sendo o local onde a Atari enterrou 10 milhões de cartuchos, sendo compostos principalmente dos jogos Pac-Man e E.T (sim, o do filme do Spielberg.)

Acabou que o mito foi provado verdadeiro e tem até um documentário sobre.

Imagem de capa do item

O fantasma de GTA V

Em GTA V, é possível encontrar o site whokillednorajohnson.com, com notícias de jornais e pistas para o jogador desvendar o mistério dentro do enorme mapa que o jogo proporciona.

O que poucos sabem é que Lenora Johnson é baseada em uma lenda verdadeira, do caso Black Dahlia de 1940.

Em uma página do site, os jogadores recebem informações sobre o assassinato de Jolene Cranley Evans em Los Santos.

O que acontece e é confirmado: se os jogadores ficarem parados no Mount Gordo às 11h, será possível ver um fantasma na distância. Ele desaparece depois da meia noite.

Vai arriscar?

Imagem de capa do item

O jogo para NES amaldiçoado de Godzilla

Com todo um relatório sobre a cópia amaldiçoada de um jogo do Godzilla para o NES, um sujeito afirma conter a fita que canaliza os mortos.

Nela, o jogo assume um aspecto macabro, contando com inimigos diferentes e questionando o jogador com mensagens que conversam diretamente com ele.

Um desenvolvedor está até trabalhando em uma versão jogável da cópia amaldiçoada, para você baixar e testar. Teria coragem?

Imagem de capa do item

Minecraft é assombrado por Herobrine

Os primeiros rumores afirmavam que Herobrine havia sido adicionado em Minecraft como o fantasma do falecido irmão de Notch, o criador do jogo.

A lenda começou quando jogadores relatavam ver um novo jogador em meio à névoa do jogo mesmo em modo offline.

O jogador não possuía um nome sobre sua cabeça e tinha olhos brancos.

Um mod chamado Herobrine Mod permite que você invoque o fantasma no mapa através de um totem e uso de itens. No entanto, quando o jogo oficial recebe um update, a frase "removed herobrine" aparece nas notificações.

A Síndrome de Lavender Town

Após o lançamento de Pokémon Red e Green, em 1996, o rumor surgiu apontando um pico de suicídio entre crianças que jogaram os games.

O motivo? A música tema de Lavender Town possuía notas tão estranhas que mexiam com o psicológico dos jogadores.

Muito se investigou da música. Reza a lenda que ela foi alterada pelos desenvolvedores para uma frequência menor e inofensiva aos ouvidos das crianças.

Imagem de capa do item

O colosso misterioso

O game Shadow of The Colossus é um clássico da era do ps2.

O jogo focava em batalhas contra chefes e na exploração de um contemplativo mundo aberto.

Contando com 16 Colossi para derrotar, muitos jogadores se deparavam com bugs e pontos geográficos disformes que juravam ser um Colosso secreto.

Nada de concreto jamais foi descoberto, além de umas filmagens bem... intrigantes.

Imagem de capa do item

Fallout 3 pode prever o futuro

O incrível RPG pós-apocalíptico da Bethesda pode prever catástrofes do mundo real. Ao menos é o que acham alguns fãs.

No jogo, seu personagem pode captars sinais de rádio no deserto radioativo que se tornou Washington. Essa função serve para você curtir músicas antigas, fazer o update de missões e contribuir para a imersão no mundo do jogo.

De vez em quando, números, no formato de códigos Morse, são transmitidos através desses sinais. Segundo a lenda, um desses códigos previu a explosão da plataforma Deepwater Horizon, informando corretamente o dia e a hora.

Imagem de capa do item

Os habitantes do vale infernal

Super Mario Galaxy 2 é um jogo bonitinho como a maioria dos títulos da franquia, com um pequeno detalhe.

Em uma das fases, é possível ativar a visão em primeira pessoa e, ao olhar para a distância, ver seres estranhos devolvendo o olhar.

Imagem de capa do item

Polybius

Polybius foi um jogo arcade vendido em máquinas numa quantidade extremamente limitada durante os anos 80.

O jogo foi liberado somente em algumas vizinhanças da área suburbana de Portland, Oregon.

Os jogadores sofriam pesadelos acordados e, em alguns casos, tendências suicidas.

Devido a um efeito de luz frenético do arcade, alguns jogadores teriam também sofrido ataques epiléticos.

Polybius desapareceu e virou assunto de diversos conspiradores, uns acreditando que o game foi desenvolvido pela DARPA, um segmento do governo responsável por diversos projetos suspeitos, como o famoso MK-Ultra.

Alguns rumores afirmavam que de semana em semana, homens vestidos de preto recolhiam informações sobre o jogo nos lugares onde ele estava disponível.

01. Majora's Mask

The Legend of Zelda: Majora's Mask é um jogo com alguns toques sombrios que enervam por si só.

As coisas pioraram depois da popularização dessa creepypasta envolvendo um cartucho amaldiçoado do jogo.

Nessa história, o usuário Jadusable narra que ao ganhar um Nintendo 64 de um amigo, saiu a procura de fitas, encontrando uma de Majora's Mask em um bazar estranho. O velho que cuidava do bazar cedeu a fita de graça, afirmando pertencer a um garoto que não morava mais ali.

Ao jogar, um save intitulado "BEN" já existia. Jadusable manteve o save e começou um novo jogo.

No novo save, coisas estranhas começavam a acontecer. Personagens e trilha sonora distorcidos foram o começo, mais tarde o jogo tentava falar com Jadusable, alternado diálogos e a nomenclatura dos saves. No final, Jadusable descobriu que Ben havia morrido afogado dentro do próprio jogo, seja lá com isso é possível.

No final, Jadusable se cansou do cartucho amaldiçoado, entrou em depressão e o deixou de lado, mas gravou vídeos documentando as coisas estranhas que rolavam no game.