10 motivos pelos quais o Capitão América na Hidra não faz sentido!

Capa da Publicação

10 motivos pelos quais o Capitão América na Hidra não faz sentido!

Por Márcio Jangarélli

Agora, Steve Rogers trabalha para a Hidra?! Depois de mais de 70 anos de antagonismo, parece que o novo retcon da Marvel deixou todo mundo, pra dizer o mínimo, surpreso. Mas será mesmo um retcon? Enfim, aqui estão 10 motivos pelo qual o Capitão América na Hidra não faz sentido! Pra ser sincero, não precisa nem 10 motivos pra isso, o erro já está na sentença “Capitão América na Hidra”.

Imagem de capa do item

Origem do Capitão

Primeiramente, para quem não está familiarizado com a história do Capitão América, ele nasceu na década de 20, filho de Sarah e Joseph Rogers. Em certo momento, Joseph perdeu seu emprego e tornou-se um alcoólatra, que abusava da esposa e do filho.

Em 1926, Joseph morreu de um ataque cardíaco fulminante e deixou sua esposa e filhos (em paz) sozinhos para sobreviver à grande depressão americana, que viria nos próximos anos. É justamente nesse ponto que o novo quadrinho foi mexer.

Depois disso, o jovem Steve tentou entrar para o exército, horrorizado pelos feitos Nazistas e Japoneses, e, enfim, recebeu o soro do Super-Soldado, o transformando no herói e símbolo Capitão América.

Imagem de capa do item

Retcon

Depois de perder os poderes e passar um tempo envelhecido, Steve Rogers ganhou seu soro do super-soldado novamente, nas últimas histórias, e retomou sua vida super-heróica. Porém, junto de um novo uniforme e um novo escudo, por conta do Sam Wilson continuar utilizando o nome e o escudo originais do Capitão, Steve ganhou um possível retcon sobre a sua infância.

Retcon, pra quem não sabe, é traduzido como “continuidade retroativa, quando um autor mexe no passado ou história de origem de um personagem para criar ou explicar novos eventos. Um exemplo simples é a renovação das origens da Wanda e do Pietro, que não são mais filhos do Magneto.

No caso, é dito que a Hidra estava envolvida na morte do pai de Rogers e ajudou sua mãe e o próprio durante sua infância. No final da edição, então, temos o Capitão usando a saudação “Hail Hidra!”, não deixando claro em que ponto e como ele começou servir o grupo.

Imagem de capa do item

A Hidra

O grande antagonista, desde sempre, do Capitão nos quadrinhos (e nos filmes) é a Hidra. O grupo tem toda sua origem e desenvolvimento ligados ao Nazismo, ao império Japonês e à União Soviética. O grande motivo pelo qual colocar o Capitão trabalhando para Hidra é uma escolha, pra dizer o mínimo, duvidosa, é que é exatamente contra tudo isso, contra todos os ideais, que o Capitão sempre lutou contra. Não é uma história curta, recente.

São mais de 70 anos de luta e criação. Os maiores inimigos do Capitão vieram da Hidra. O melhor amigo do Steve, Bucky, foi pego e transformado em uma máquina de matar pela organização. A Hidra literalmente destruiu a vida do Capitão de todas as formas possíveis durante os anos e, mesmo assim, o Capitão América da Hidra, segundo o autor, é o Steve original, sem clones, robôs ou realidades alternativas.

Imagem de capa do item

Patriotismo

Quer mais? O Capitão é, literalmente, a personificação de todos os ideais americanos. Ele é para a Marvel o que o Superman é para DC e, em certos pontos, até mais patriota. O uniforme dele é a bandeira americana. Claro, é mais do que necessário mudar os rumos da história do Capitão, até porque, se manter aos ideais originais de sua criação iriam criar um herói anacrônico e completamente errado para as novas épocas.

Porém, ele representa uma ideologia fixa, pegando emprestado do Homem de Aço, “Verdade, Justiça e o Jeito Americano”. Se a ideia é realmente um retcon e o Steve sempre esteve trabalhando para a Hidra, temos 70 anos de falsa ideologia para lidar.

Imagem de capa do item

Ícone histórico

Além de tudo, sem entrar no mérito das histórias ainda, o Capitão se tornou um ícone, não só americano, mas global, no quesito de esperança e justiça. Ele é o “Primeiro Vingador”, que sempre se manteve firme aos seus princípios e morais. Essa é uma das características principais do personagem: moral, princípios. Novamente, um retcon, nesse caso, é jogar uma história e um desenvolvimento gigante no lixo.

Imagem de capa do item

Segunda Guerra Mundial

Já entrando, de fato, na história, só precisamos parar pra pensar em quantas vezes o Capitão já estragou os planos da Hidra em todos esses anos de história. E não são coisas bobas, ou algo usado para desviar a atenção. São anos e anos de Hidra sendo derrotada pelo Sentinela da Liberdade de todas as formas possíveis, desde a época da Segunda Guerra. O Capitão é utilizado como material histórico, muitas vezes, para se estudar os ideais americanos durante a Segunda Guerra e a Guerra Fria. Não é algo muito legal de se mexer, certo?

Imagem de capa do item

Bucky

Ainda, temos o Bucky, o melhor amigo do Steve, que foi tomado pela Hidra e transformado no Soldado Invernal. Se for um retcon, vão utilizar a ideia do recondicionamento no Capitão também? Ou ele esteve, todos esses anos, lutando contra a organização, tentando salvar seu próprio amigo das garras da Hidra, como parte de um grande plano de dominação?

Imagem de capa do item

A mente não mente!

E falemos de estrutura. Grande parte dos quadrinhos mostram, em sua narrativa, a visão do Steve sobre as coisas. Seus pensamentos, suas impressões. Estamos literalmente dentro da cabeça do Capitão América. Para ser um agente da Hidra por tanto tempo, deveriam haver indícios da traição, pelo menos em seus pensamentos, certo? A não ser, claro, no caso do recondicionamento, utilizando ausências do personagem durante a história para explicar eventos e etc.

Imagem de capa do item

Capitão no Gelo

Uma das explicações para o Capitão Hidra seria o tempo que o herói passou congelado, após a Segunda Guerra. Se passou congelado, claro. Algo do tipo: resgatado pela Hidra, recondicionado e colocado em hibernação novamente. Acompanhar o garoto desde pequeno, para colocá-lo contra o grupo durante a Guerra e, depois, o transformar no maior espião dos quadrinhos. Ainda problemático.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

Por fim, temos o Caveira Vermelha, que, praticamente, é a personificação dos ideais da Hidra e um dos maiores vilões do Capitão América de todos os tempos. Todo esse tempo, Steve demonstrou realmente ódio pelo vilão, por seus ideais, pela própria Hidra e tudo o que ele representa. Seria tudo um fingimento? Eles sempre estiveram trabalhando juntos?

Uma das especulações credita o Caveira como articulador do plano, colocando que ele teria utilizado os poderes do Massacre, que possuía até algum tempo atrás, para criar a situação, em uma lavagem cerebral/recondicionamento do Capitão nessa nova fase.

Sabemos/esperamos que não é algo permanente, só nos resta esperar as explicações do “Hail Hidra” do Capitão América.