10 Problemas que o filme de Cavaleiros do Zodíaco pode enfrentar!

Capa da Publicação

10 Problemas que o filme de Cavaleiros do Zodíaco pode enfrentar!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Muita coisa, pouco tempo

Cavaleiros do Zodíaco é um anime que conta com 114 episódios no total, 145 se você contar com a Saga de Hades. Com uma duração média de 23 minutos por episódio, temos 3.335 minutos de anime, ou algo próximo de 55 horas. Se você descontar os 25 episódios da saga filler de Asgard, ainda sobram cerca de 46 horas de anime.

Eu não preciso dizer que mesmo uma trilogia de filmes - de duas horas e meia de duração cada um - teria problemas para adaptar corretamente a história de Cavaleiros do Zodíaco para um filme, não é? Principalmente quando em um dos arcos mais amados do anime, nós temos 9 lutas sequenciais dentre os 12 Cavaleiros de Ouro.

Mesmo que o filme corte coisas como o torneio galático, a saga de Ikki e os cavaleiros negros, os cavaleiros de prata, o filme ainda corre um grande risco de ficar corrido.

Imagem de capa do item

Americanização

Um dos pontos mais importantes de Cavaleiros do Zodíaco é o enraizamento nos elementos de mangás e animes. O que serve para muitos outros animes, o que explica um pouco as falhas em adaptá-los para filmes de Hollywood.

Adaptar o anime em um molde blockbuster de Hollywood, sem trazer elementos visuais e de narrativa característicos de mangá e anime, pode ser um enorme tiro no pé.

Imagem de capa do item

Efeitos especiais

Eu duvido que hoje a tecnologia tenha alcançado um nível onde os efeitos especiais permitam fazer um filme digno de Cavaleiros do Zodíaco? Claro que não!

O que eu duvido é que eles vão usar esta tecnologia da maneira certa para representar todas as partes fantasiosas do anime. Ao invés disso, imagino que eles devam seguir a tendência cinematográfica e deixar algo mais "pé no chão".

Imagem de capa do item

Visuais

Vindo no embalo do item anterior, uma grande barreira que a adaptação do anime pode encontrar, é na hora de transportar os visuais do anime para um filme live action.

Desde coisas complexas como as armaduras até coisas mais simples como os cabelos dos personagens. Por exemplo, se Shun tiver cabelo longo e verde, pode ficar estranho em um ator real, mas se não tiver, irá descaracterizar o personagem.

Imagem de capa do item

Golpes

Esse é provavelmente o maior obstáculo visual que o filme enfrentará. Como adaptar visualmente os golpes dos Cavaleiros, se nem no anime é algo completamente claro como eles são.

Como seria visualmente em live action uma Explosão Galática de Saga? Planetas realmente viriam se chocar e explodir nos adversários ou seria apenas uma "metáfora". Um Cólera do Dragão seria realmente um dragão ou um "gancho" de Shiryu? O filme precisará encontrar um meio termo entre não ser fantasioso e surreal demais, nem real demais à ponto de perder a magia.

Imagem de capa do item

Orçamento

Esse sim é um problema real. Convenhamos, Saint Seiya foi um anime de muito sucesso aqui no Brasil, talvez um dos que mais fizeram sucesso aqui no país.

Mas o filme está sendo feito em inglês, ou seja, voltado para o público ocidental e sendo feito por um estúdio que não tem um cacife de competir com grandes produtoras como Warner, Universal, Fox, etc..

Traduzindo, muito provavelmente será um filme com baixo orçamento. O que te faz pensar um pouco mais sobre os itens anteriores que eu disse até aqui.

Imagem de capa do item

Adaptação demais

Esse não é um problema exclusivo deste filme. Nós sabemos muito bem que alguns filmes adaptando livros, quadrinhos, jogos, animes, acabaram por se dar liberdade demais e não respeitaram alguns elementos básicos nas mitologias das obras originais.

Se o filme em animação já desagradou alguns fãs por ter tomado algumas liberdades que mudaram a história original, imagine o live action.

Imagem de capa do item

Fidelidade demais

Por outro lado, ser fiel demais também pode ser um problema. Antes de explicar o porquê, eu preciso dar um background para vocês sobre quem está escrevendo esta lista. Eu sou um fã inveterado de Cavaleiros do Zodíaco desde o primeiro episódio que foi exibido na extinta Rede Manchete e, até hoje, é o meu anime favorito.

Dito isso, fico mais tranquilo em dizer que, Saint Seiya tem uma história bem mediana. O roteiro de Cavaleiros do Zodíaco é repetitivo, cheio de furos, inconsistências e clichês. Mas está tudo bem com isso, porque o mangá é da década de 80, nem mesmo os clichês eram clichês ainda naquela época.

Mas ainda assim, é um roteiro datado e mediano e, que se for adaptado completamente fiel à obra original, pode gerar um filme... bobo.

Imagem de capa do item

PG-13

Uma das coisas que mais me provam a dificuldade de se produzir um filme live action de Cavaleiros do Zodíaco é que, aparentemente, nenhuma classificação etária é boa o suficiente para o anime.

Por exemplo: A classificação PG-13 até permite que o filme tenha violência, porém, esta violência não pode ter sangue. Você consegue imaginar Cavaleiros do Zodíaco sem sangue? As armaduras são restauradas com derramamento de sangue para começo de conversa, é uma parte do DNA do anime muito sangue ser derramado. Entre outras coisas como os famosos Golpes Fantasmas de Fênix.

Imagem de capa do item

Rated-R

Por outro lado, Cavaleiros do Zodíaco nunca foi algo voltado para adultos pra ser classificado em uma categoria Rated-R.

O anime é um Shounen, ou seja, algo voltado para um público mais jovem, então classificar como um filme voltado para maiores, iria contra o principio original do anime.