Os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói!

Capa da Publicação

Os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói!

Por Márcio Jangarélli

No fim, todos os heróis tem um pouco de detetive, xeretando a vida alheia, solucionando crimes, entrando num clima mais noir, com o ventilador de teto fazendo sombra e o cigarro queimando no cinzeiro. Aqui estão os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói, com direito a alguns casos bem curiosos.

O tema foi sugerido pelo leitor Paulo Muniz.

Imagem de capa do item

Batman

Um dos maiores detetives dos quadrinhos de super-herói, o Homem Morcego teve sua primeira aparição exatamente na Detective Comics, numa época menos super, mais misteriosa.

Mesmo sendo deixado de escanteio com o tempo, ofuscado com a proporção que as histórias do morcego tomaram, o talento do Batman como detetive ainda figura nos seus traços principais, como sua paranoia excessiva, com fichas e mais fichas sobre todos os outros personagens com quem se envolve, suas habilidades dedutivas e forenses a níveis CSI, além do clima noturno, noir e violento das histórias.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Em alta, atualmente, pela série da Netflix, Alias, a primeira saga da ex-Jewel nos quadrinhos, conta a história de Jessica, pós tentativa de ser super-heroína, trabalhando como Investigadora Particular. Utilizando um pouco das suas habilidades sobre-humanas no trabalho, Jones é realmente muito boa no que faz.

Tanto os quadrinhos, quanto a série, acertaram a mão na dose de referências às histórias de detetive antigas, dando um ar de filme antigo, regado a cigarros, álcool, depressão e tensão. Numa mistura do seu antigo trabalho super-heróico, as cicatrizes do trauma deixado pelo Homem-Púrpura, combinados com armadilhas, paranoias e reviravoltas, a trama da detetive Jones é obrigatória nessa lista.

Imagem de capa do item

Flash

A encarnação do Velocista Escarlate na pele de Barry Allen traz consigo a profissão de policial forense. Inspirando a série de tv da CW, a versão de Barry do Flash trabalhava na polícia científica quando foi atingido por um raio e levou um banho de produtos químicos em seu laboratório, dando origem aos seus poderes. Allen conhece seu principal par romântico, a repórter Iris West, em uma investigação de assassinato. Assim, o herói passa a dividir seu tempo nos dois empregos, inclusive, depois dos eventos que geraram os Novos 52, tornando-se o Flash principal, da Terra-1.

Imagem de capa do item

X-Factor Investigations

Com nome de reality show musical, o grupo de mutantes liderado pelo Homem-Múltiplo é, também, uma agência de investigações. XXX Investigations, que passou para X-Factor Investigations, ou XF, pela dualidade safadinha do primeiro nome, foi fundada pelo mutante James Madrox, depois de ganhar um game-show no estilo de “Quem quer ser um milionário”, permitindo, com o dinheiro, recrutar o grupo para ajudar os mutantes, após os eventos da saga Dinastia M e a dizimação da raça.

Já passaram pela agência o Strong Guy, “Fortão”, melhor amigo de Madrox, Rahne “Lupina” Sinclair, Rictor, Layla Miller, os irmãos Longshot e Shatterstar, Polaris, Destrutor, entre outros. A revista faz diversos crossovers com as tramas em acontecendo em paralelo, como Guerra Civil e Complexo de Messias, ainda que mantenha sua história mais fechada, sendo contada sempre no clima noir, cinza, urbano, das histórias de detetive.

Imagem de capa do item

Constantine

Saído das histórias do Monstro do Pântano, o detetive paranormal de Alan Moore, John Constantine, é um dos personagens mais icônicos da DC/Vertigo. Trazendo consigo todo o clima e desenvolvimento das histórias de mistério e terror, Hellblazer, a revista do anti-herói, é regada a cigarro, bebida, gore e todo tipo de conteúdo adulto.

Constantine aparece em várias outras histórias do universo DC/Vertigo, de Sandman ao Batman, na era Novos 52 é um dos personagens principais da Liga da Justiça Sombria. O britânico ganhou um filme, em 2005, que não agradou muito os fãs, depois uma série própria, em 2014, pela NBC, que não passou do primeiro ano. O personagem fez uma aparição na 4ª temporada de Arrow e pode voltar aparecer nas séries da CW.

Imagem de capa do item

Nightwing Restorations Ltda.

O duo de heroínas urbanas da Marvel, Misty Knight e Colleen Wing, além de participarem algumas vezes do “Heróis de Aluguel”, do Luke Cage e Punho de Ferro, já tiveram sua própria agência de investigações, focada, principalmente, em pessoas desaparecidas, a Nightwing Restorations Ltda. As duas se uniram pela primeira vez no final da década de 70, já trabalharam com diversos super-heróis, como o Homem Aranha, e, por fim, ganharam uma série entre 2005 e 2006. Misty Knight também está cotada para aparecer na série da Netflix do Luke Cage.

Imagem de capa do item

Questão

O Questão, criação de Steve Ditko, de 1967, dos heróis e anti-heróis no estilo detetive, é uma das maiores referências. Vic Sage, o jornalista investigador sem rosto, apareceu nos quadrinhos da DC pela primeira vez na saga Crise nas Infinitas Terras, após a sua primeira casa, a Charlton Comics, ser adquirida pela empresa. Agressivo e incisivo, Sage utiliza uma máscara que simula a pele para esconder o rosto, protegendo sua identidade. Na DC, estreou com uma série solo em 87, onde aprendeu artes marciais e uma filosofia mais zen.

Nos novos 52, o Questão passou o manto para Reneé Montoya, ex-policial de Gotham, presente nos quadrinhos do Batman, quando morre de câncer no pulmão, uma estratégia da empresa para renovar o personagem, por conta de seu passado envolto em polêmicas e decisões éticas duvidosas.

Imagem de capa do item

Rorschach

O dicotômico personagem de Alan Moore, baseado nas criações de Steve Ditko, o Questão e o Mr. A, é um dos personagens centrais da aclamada Watchmen. Usando uma mascara confeccionada como um dos desenhos de tinta do teste de Rorschach, de onde tirou seu nome, Walter Kovacs é um dos últimos vigilantes atuando no arco inicial da história. Guiado por preceitos morais extremamente bipartidos, o vigilante-investigador é extremamente violento na aplicação da sua justiça dura. Watchmen foi lançado em 1986 e ganhou prelúdios para os personagens em 2012, incluindo Rorschach, com quatro edições.

Imagem de capa do item

Howard, The Duck

Um dos personagens mais bizarros da Marvel, Howard, o Pato, também figura na lista de detetives. Depois da aparição no filme dos Guardiões da Galáxia, o pato de terno, criado por Stephen Gerber, na década de 70, ganhou uma coletânea com suas publicações antigas e voltou com uma nova história, com direito a sua própria salinha de Investigações Privadas em Nova York.

Howard vem de uma dimensão paralela, a Terra Pato, e ficou preso na Terra-616 depois de uma tentativa de unificação de realidades do demônio Thog. Agora, já acostumado ao mundo 616, Howard tenta ganhar a vida resolvendo crimes. Como se a coisa não pudesse ficar mais esquisita, o pato é vizinho da Mulher-Hulk.

Imagem de capa do item

Bobo T. Chimpanzee

Pra tirar um pouco da bizarrice de Howard, o Pato, como detetive, a DC tem o Detetive Chimpanzé há muito tempo no seu armário. Bobo foi uma criação do final da Era de Ouro dos quadrinhos, aparecendo esporadicamente nos quadrinhos do Rex, o Cão Maravilha. O Detetive Chimp voltou aparecer nas histórias na década de 80, quando voltou a ser regular, principalmente nas histórias do Lanterna Verde e do Flash. Em 2005, ganhou um papel mais visível na minissérie Dias de Vingança e suas sequências. Bobo ainda é referenciado nos quadrinhos após os Novos 52.