Os 10 melhores universos alternativos da Marvel!

Capa da Publicação

Os 10 melhores universos alternativos da Marvel!

Por Gus Fiaux

Para essa lista, contamos apenas os universos alternativos que fazem parte dos quadrinhos da editora, desconsiderando os universos retratados em filmes, séries, animações, games e outras plataformas de mídias diferentes.

Imagem de capa do item

Dias de um Futuro Esquecido

Um futuro cruel e apavorante para os mutantes - que são definitivamente os mais afetados por realidades alternativas -, a terra retratada em Dias de um Futuro Esquecido mostra os mutantes sendo caçados e perseguidos pelos Sentinelas.

Não que isso já não aconteça na Terra-616. Porém, aqui, os Sentinelas parecem ter ganhado a guerra, com os mutantes chegando próximos à aniquilação total da espécie. Para reverter isso, Kitty é mandada ao passado e deve lutar para conseguir mudar seu futuro.

Imagem de capa do item

Universo Noir

Inspirado principalmente por um ar mais steampunk e menos heroico, o Universo Noir possui diversos títulos, reimaginando heróis contemporâneos na década de 1920.

A trama procura tornar a história mais real e sombria, deixando de lado alguns poderes mirabolantes e elaborando tramas diversas. Destaque para o Homem-Aranha e os X-Men desse universo.

Imagem de capa do item

Dinastia M

Imagine-se, de repente, acordando e vivendo num mundo onde você sempre teve tudo que quis, sem se recordar de sua vida anterior. É basicamente esta a premissa de Dinastia M.

Após ter um colapso nervoso e ser manipulada por sua família, Wanda Maximoff cria uma realidade onde todos os heróis possuem uma vida que sempre quiseram ter, ao mesmo tempo em que ela e sua família se tornam parte de uma grande realeza.

Imagem de capa do item

O Velho Logan

Saindo do passado, somos jogados vários anos no futuro, no universo de O Velho Logan. Aqui, os vilões venceram e dominaram os Estados Unidos, repartindo o país em pedaços comandados por cada um deles.

Aqui é interessante perceber a queda dos heróis e como Wolverine precisa fazer sua jornada atravessando o país, enfrentando um clã de Hulks e um Caveira Vermelha trajado de Capitão América.

Imagem de capa do item

2099

Ainda falando no futuro, outra série que merece destaque é a linha 2099, que começou, inicialmente, como uma reimaginação de como seria o mundo dos super-heróis da Marvel em 2099, e logo se tornou uma terra alternativa.

Aqui são discutidos conceitos interessantes, como ética tecnológica, crença religiosa nos super-heróis e a miscigenação cultural no futuro. Uma pena que durou tão pouco.

Imagem de capa do item

Esquadrão Supremo

A Marvel possui sua própria versão da Liga da Justiça e ela se chama Esquadrão Supremo. No universo retratado na série Poder Supremo, somos apresentados aos personagens de uma forma bem diferente de tudo que se pode ver no Universo Marvel.

Aqui, os heróis não são tão bonzinhos e unidimensionais como no restante do Universo Marvel, e temas mais adultos são explorados aqui.

Imagem de capa do item

Era do Apocalipse

"Criado" graças a uma ação do Legião, a Era do Apocalipse surgiu como uma terra onde Xavier morreu antes de consolidar seus X-Men. Magneto assumiu a liderança da equipe em homenagem ao colega...

Porém, ninguém conseguiu escapar da chegada de Apocalipse, que veio preparado para dominar a civilização... e fora alguns rebeldes, o vilão conseguiu.

Imagem de capa do item

1602

Arquitetada pelo gênio conhecido como Neil Gaiman, o Universo onde se passa a série 1602 busca recriar os heróis em uma época vitoriana, de modo que a situação se inverte e quem possui poderes é temido e odiado, sendo comparados a monstros.

Aqui também entram novos questionamentos a respeito da relação entre personagens e como eles são desenvolvidos dentro da trama geral.

Imagem de capa do item

Universo Ultimate

A Terra alternativa mais duradoura e explorada da Marvel, o Universo Ultimate teve momentos de altos e baixos pontuados por grandes reviravoltas e um real distanciamento do que a Marvel é em seu universo regular.

Criado para representar uma ponte entre a editora com o universo contemporâneo, inspirado pelos primeiros filmes da década de 2000, com uma dose inerente de realismo e uma pegada menos fantasiosa e até mesmo mais sombria.

Imagem de capa do item

Terra X

Uma versão distópica do futuro do Universo Marvel, Terra X foi concebida com base em algumas anotações de Alex Ross. Envolvendo uma história belíssima com Celestiais, Vigias e a criação dos mutantes, a série foi premiada.

Porém, Terra X não foi a única série em que vimos esse universo sendo desenvolvido. Suas continuações, Universo e Paraíso X desenvolvem a história de forma semelhante e igualmente magistral.