Os 10 piores momentos da franquia Star Wars!

Capa da Publicação

Os 10 piores momentos da franquia Star Wars!

Por Márcio Jangarélli

Em épocas de celebração Star Wars, com o sucesso e qualidade de Rogue One, não podemos esquecer dos problemas – afinal, é sempre bom ter um pé atrás com esse tipo de coisa, para não acabar decepcionado. Aqui estão os 10 piores momentos da franquia Star Wars! Acreditem, a lista não é composta apenas pela trilogia prelúdio.

Imagem de capa do item

Midi-Chlorians - A Ameaça Fantasma

Nem tudo precisa de explicação, principalmente quando se trata de algo que os fãs consideravam tão mítico como a Força, em Star Wars. Ainda assim, George Lucas foi lá, com "A Ameaça Fantasma", e trouxe os midi-chlorians. Eles seriam a explicação científica para a conexão entre os seres vivos e a Força, uma estrutura em nível sub-celular .

Ainda, para tentar consertar, em "A Vingança dos Sith", a produção coloca o Palpatine para falar sobre as criaturas, que podem criar e sustentar vida – dando a entender que Anakin seria um filho dessas criaturas e da própria Força. Uma explicação desnecessária, que desmistifica todo o conceito dessa energia quase mágica, que havia sido criado com a trilogia original.

Imagem de capa do item

O Massacre - O Ataque dos Clones

A trilogia prelúdio pode ser considerada uma história sobre como o desejo de posse pode levar alguém bom para um caminho de trevas. No caso, acompanhamos Anakin Skywalker e sua transição até Darth Vader. A primeira ideia era já começar com um Anakin jovem, porém, para ajudar na construção da virada maligna do personagem, Lucas optou por iniciar o rapaz ainda criança na história.

O problema é que a tão esperada transformação de Anakin se torna um tanto forçada, principalmente em "O Ataque dos Clones". A cena em que o rapaz retorna da tentativa de resgate de sua mãe e confessa que massacrou uma tribo inteira é ridícula. O rapaz força o “ódio” e o “massacre” de uma forma tão mecânica que faz todo trabalho, até então, ficar vazio. A reação da Padme à confissão não ajuda também.

Imagem de capa do item

Greedo - Uma Nova Esperança

Para deixar um personagem mais heroico, que tal um pouco de edição? Direto de "Uma Nova Esperança", no filme original, Han Solo não é exatamente o maior herói do mundo. E isso não é ruim. É interessante ter um personagem com uma moral não tão linear assim na equipe. Tanto que, na primeira versão, Han mata o caçador de recompensas Greedo a sangue frio e sem remorsos.

Mas parece que a ideia não envelheceu muito bem na cabeça de Lucas e, para tornar o personagem mais “digno”, no relançamento dos filmes, em 1997, o diretor criou as "Versões Especiais" dos longas, com algumas mudanças no conteúdo. Entre elas, no momento do tiro do Han no Greedo, a edição adicionou o caçador de recompensas atirando primeiro no herói, justificando a ação. Completamente desnecessário e mal feito.

Imagem de capa do item

Morte do Boba Fett - O Retorno de Jedi

A franquia original tem alguns deslizes feios. Nunca podemos esquecer o quão decepcionante é a trajetória do Boba Fett ao longo dos filmes. Colocado como um grande vilão – a mão direita do Darth Vader – com brinquedos vendendo a rodo, Fett ganha espaço em "O Império Contra-Ataca". E só.

Sua volta em "O Retorno de Jedi" é simplesmente apagada, reduzido a um personagem mais que secundário, que morre no primeiro ato do longa. Na verdade, Lucas tinha planos para Fett, mas logo veio seu desejo de terminar a saga com O Retorno de Jedi, então isso podou a ideia.

Imagem de capa do item

Morte do Darth Maul - A Ameaça Fantasma

Outro personagem promovido como um grande vilão e, no fim, durou apenas 1 filme: Darth Maul. O Sith foi vendido como o novo grande mal da franquia, com seu visual demoníaco, aliado ao seu sabre de luz. Os fãs já estavam sonhando com um vilão à altura de Darth Vader. Mas ele só durou até a luta final, no encerramento de "A Ameaça Fantasma".

Claro, o vilão foi explorado novamente em animações e outras mídias. Mas, na história principal, ele foi apenas mais um Boba Fett.

Imagem de capa do item

Base Starkiller - O Despertar da Força

Não podemos negar: "O Despertar da Força" é um grande filme. Superestimado ou não, a produção serviu para reerguer o nome Star Wars, fazendo todas as referências possíveis à "Uma Nova Esperança". E referências e fanservices são bons, todos gostamos. Até certo ponto, pelo menos.

A grande decepção de "O Despertar da Força" fica para quando a referência parece mais uma cópia que apenas um saudosismo – no caso, a base Starkiller. Com tantas possibilidades para serem exploradas, a grande ameaça do filme é uma Estrela da Morte aumentada. Não só aumentada, mas cheia de furos em sua explicação. Será que teremos um “Rogue One” no futuro para explicar esses problemas?

Imagem de capa do item

Areia - O Ataque dos Clones

O Episódio II de Star Wars deve ser o menos querido pelos fãs – e com motivos. "O Ataque dos Clones" é maçante e mal construído, quando Lucas tenta consertar os erros de "A Ameaça Fantasma", balanceando com sua nova visão para a franquia, além de ter diálogos péssimos.

Uma das cenas mais vergonha alheia de toda a saga fica para Anakin e Padme, quando o rapaz, em todo seu eu poético, diz para a moça que ela não parece com areia para ele; tudo ali é macio e suave. Como se o relacionamento entre os dois não fosse problemático o suficiente desde o começo.

Imagem de capa do item

Jar Jar Binks - A Ameaça Fantasma

Essa lista não ficaria completa sem o grande coringa dos erros de Star Wars, Jar Jar Binks. Depois de uma espera de 20 anos, "A Ameaça Fantasma" surge e, na história que deveria explicar toda a tomada de poder do Imperador Palpatine e o genocídio Jedi, vemos a introdução do pior alívio cômico de todos os tempos.

O alien não só danificou a credibilidade de "A Ameaça Fantasma", mas de toda a trilogia prelúdio e do próprio George Lucas. Muitos acusam o personagem até de ser uma caricatura de várias minorias reunidas, com o diretor zombando abertamente de parte do público. Sendo ou não, por si só Jar Jar Binks é irritante o suficiente para desgostarem dele sem qualquer inferência subliminar.

Imagem de capa do item

NOOOOOOOOO pt.1 - O Império Contra-Ataca

Seguindo uma das cenas mais icônicas do cinema, com a revelação da paternidade de Luke Skywalker, temos uma das cenas mais cômicas e bizarras de todos os tempos também.

A reação de Luke, pendurado e machucado, à revelação de Vader - NOOOOOOOOOOOO :( - é tão exagerada e caricata que, em certos pontos, de tão ruim, ficou boa. E, talvez, isso seja algo de família.

Imagem de capa do item

NOOOOOOO pt.2 - A Vingança dos Sith

Afinal de contas, anos depois, vemos Darth Vader repetindo a mesma reação. Em "A Vingança dos Sith", Vader faz uma pequena aparição ao final, depois da “morte” do Anakin. E a cena serve, além fanservice, para colocar o vilão, em seu traje clássico, repetindo a reação de Luke, com um belíssimo “NOOOOOOOOOOOO” a plenos pulmões. De tão ruim, ficou até boa.

Discorda de algum desses momentos? Tem cenas piores que esquecemos? Não esqueça de comentar!